Ação busca incentivar a doação de órgãos no Brasil, que ainda é baixa

 

Com o objetivo de divulgar a Semana Nacional de Doação de Órgãos (de 21 a 28 de setembro) e conscientizar a população para a falta de doadores, a Leo Burnett Tailor Made preparou uma ampla ação para a ABTO (Associação Brasileira de Transplante de Órgãos). A ideia é despertar o engajamento das pessoas para que deixem claro aos seus familiares que desejam ser um doador de órgãos.

A campanha iniciou com o convite para todos os candidatos dessa eleição a fazerem uma promessa tão fácil que qualquer político é capaz de cumprir. Todos são convidados a participar dessa campanha, para isso, basta gravar um vídeo curto no Twitter ou no Facebook com a hashtag #prometodoar e fazer a seguinte promessa: Eu sou um doador de órgãos.

Atualmente, cerca de 30 mil pessoas aguardam na fila de espera e, de cada 10 pessoas abordadas, metade se nega a doar os órgãos de seus familiares.

O trabalho realizado pela ABTO, em parceria com o Ministério da Saúde, dos governos estaduais e entidades médicas, vem surtindo efeito nos números de transplantes, porém os números de doadores efetivos, por milhão de população, ainda são muito baixos em relação a outros países.

Para se tornar um doador, é importante que a pessoa comunique à família sobre esta vontade, pois de acordo com a legislação dos transplantes no Brasil, a doação deverá ser consentida pelo familiar de até segundo grau. Essa conversa é fundamental para subsidiar a decisão da família na hora de doar os órgãos.