Sabendo da importância do Outubro Rosa, do autoexame das mamas e, além disso, da mamografia para o diagnóstico precoce do câncer de mama, o A.C.Camargo Cancer Center apresenta a campanha “Mãos quase perfeitas”. Assinada pela J. Walter Thompson, a ação ressalta que mesmo mulheres com mãos talentosas e sensíveis, como artistas plásticas e bordadeiras, precisam ir além do autoexame.
O conceito traz imagens radiológicas obtidas na mamografia que ganham contornos coloridos e floridos e frases que ressaltam o papel do exame para o diagnóstico precoce, consequentemente gerando redução de mortalidade por câncer de mama. Farão parte da campanha filmes que serão veiculados nas mídias sociais e material em pontos de ônibus.
“Ao avaliarmos esses dados, dividindo os períodos em quinquênios, fica evidente que houve uma melhora estatisticamente significativa na sobrevida das pacientes nos últimos anos em comparação com o quinquênio de 2000 a 2004, demonstrando que há uma evolução no entendimento da doença e da importância do tratamento personalizado em um centro especializado na doença”, destaca a cirurgiã oncologista e diretora de Mastologia do A.C.Camargo, Fabiana Baroni Makdissi.
Com base em dados divulgados pelo hospital sobre a eficácia do diagnóstico precoce para a cura do câncer de mama, a diretora de criação da JWT, Luciana Cardoso, explica que a estratégia com a campanha “Mãos quase perfeitas” é ressaltar a importância da mamografia e mostrar que é preciso ir além do autoexame, mesmo para as mulheres com grandes habilidades manuais e grande sensibilidade, como artistas plásticas e bordadeiras. “Convidadas para serem protagonistas da campanha, essas mulheres aceitaram imediatamente reforçar essa mensagem de conscientização sobre a importância fundamental da mamografia para alertar outras mulheres”, afirma.
O câncer de mama, de acordo com o Globocan 2012, é o câncer mais comum entre as mulheres no mundo, com cerca de 1,6 milhão de novos casos por ano, representando 25% de todos os cânceres. É a quinta principal causa de mortalidade por câncer no mundo (522 mil mortes/ano). No Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), são estimados 57.960 novos casos da doença em 2016.
Ficha técnica
A.C. Camargo Cancer Center| Outubro Rosa | 2016 – Mãos Quase Perfeitas
Agência: J. Walter Thompson
Cliente: A.C. Camargo Cancer Center
Produto: Institucional
Título: Mãos Quase Perfeitas
CCOs: Ricardo John e Rodrigo Grau
ECD: Humberto Fernandez
Direção de Criação: Luciana Cardoso, Danilo Janjacomo
Brand Leader: João Dabbur
Redator: Julia Velo, Nayara Lima
Diretor de Arte: Fernanda Sousa, Paula Bustamante, José Oliveira, Paulo Filipe
Atendimento: Yves Rodrigues, Enrico Cavallari
Mídia: Camila Bertoli, João Dabbur, Ariane Finavaro, Douglas França, Marina Pereira
Planejamento: Stella Pirani, Marcus Pesavento
Direção RTV: Marcia Lacaze
Produtora RTV: Ana Mello
Produtora: Paranoid
Direção: Brendo & Gonfiantini
Direção de Fotografia: Adriano Gonfiantini
Atendimento: Marcel Weckx
Produção Executiva: Egisto Betti
Edição: Frederico Brioni
Produtora de som: Soup!
Atendimento Produtora de Som: André Faria
Locução: Cláudia Haragushi e Tânia Turcato.
Mixagem: Equipe Soup!
Aprovação cliente: José Marcelo de Oliveira, Vanessa Flora Armellini
Artistas que colaboraram com os OOH:
Anália Moraes
Clara McAllister
Clube do Bordado
Patricia Lima
Yumi Shimada
Fernanda Menge