Há 70 anos, em um dia 27 de janeiro, quando a União Soviética avançava contra o exército de Hitler pelo leste da Europa, soldados russos chegaram a Auschwitz e libertaram 7.600 prisioneiros remanescentes do maior campo de concentração nazista na Segunda Guerra Mundial. Para celebrar a data, a Organização das Nações Unidas (ONU) está promovendo ações pelo “Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto”, criado oficialmente pela Assembléia Geral da organização há 10 anos.
A entidade lançou um um banner comemorativo e um vídeo inédito de oito minutos sobre a resolução aprovada em 2005 designando a data como símbolo em memória das vítimas do crime contra a humanidade perpetrado pelos nazistas.
Além disso, a organização também está compartilhando outro filme curto que faz parte do projeto 7 bilhões de outros, do fotógrafo e cineasta internacional Yan Arthus-Bertrand. O vídeo apresenta uma entrevista com Schie Gilbert, sobrevivente de Auschwitz.
Estima-se que ao menos 1,1 milhão de pessoas tenham morrido no complexo formado por três prisões – Auschwitz, Auschwitz II-Birkenau, Auschwitz III-Monowitz -, entre a maioria de judeus, ciganos, políticos alemães de oposição, poloneses não judeus, pessoas tidas como criminosos reincidentes, prisioneiros de guerra soviéticos, civis soviéticos, checos e sérvios, homossexuais e Testemunhas de Jeová.
Assista os dois vídeos em celebração ao aniversário de 10 anos do Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, que também podem ser vistos na página da ONU Brasil no Facebook.
10 anos do Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto
Entrevista com Schie Gilbert, sobrevivente de Auschwitz