Não foi dessa vez que o Brasil conquistou um Leão na categoria Creative Ecommerce. O país até conseguiu emplacar dois trabalhos entre os finalistas, o case Bitecoins, criado pela DPZ&T para o McDonald’s e a campanha Reactive Poster, desenvolvida pela Ampfy para Nike.
“Houveram algumas discussões sobre a entrada de outros trabalhos brasileiros no shortlist, porém, muitas vezes, observavam que o case trazia muito mais uma campanha do que uma ideia inovadora que mudasse a transação do negócio”, revela Andrea Siqueira, diretora executiva de criação da Isobar Brasil e jurada na categoria.
Com 16 Leões distribuídos no total, o júri liderado por Nick Law, diretor global de criação do Grupo Publicis, decidiu que o Grand Prix fosse para o case Xbox Design Lab, da McCann London para a Microsoft. O projeto mostrava o programa de personalização on-line onde o consumidor podia criar o seu próprio controle Xbox Wireless. Com a novidade, os fãs da marca criaram milhares de designs diferentes para expressar sua criatividade e estilo.
“A Microsoft já tinha esse Lab, mas as pessoas não usavam, pois deixava o controle mais caro. Quando eles inverteram o modo de pensar e fizeram com que as pessoas fossem os próprios marqueteiros das suas invenções o negócio deu certo”, comenta Andrea.