Reprodução/Vimeo

Nos últimos anos, inúmeros monumentos históricos no Oriente Médio foram destruídos por diferentes guerras. As novas gerações nunca poderão visitar ou ter contato com os patrimônios afetados. Pensando nesse cenário, foi desenvolvido o projeto History Blocks que conta com o apoio da Unesco. A iniciativa acontece por meio do Minecraft Education Edition, plataforma da Microsoft com caráter pedagógico utilizada em escolas ao redor de todo o mundo.

O projeto teve colaboração de professores que orientaram através de um plano de aulas a construção colaborativa de monumentos destruídos pela guerra no Oriente Médio e que já foram projetados na plataforma.

No Brasil, a estreia do History Blocks aconteceu em fevereiro deste ano na Escola Bosque, localizada na zona sul de São Paulo, – reconhecida pela Microsoft e Unesco como escola modelo no uso de tecnologia como ferramenta de ensino no país – que foi selecionada para receber o protótipo do projeto e testar a aceitação da iniciativa pelos alunos. Bem sucedidas, as recriações digitais de dois grandes monumentos foram 100% completadas pelos estudantes em cerca de duas semanas.

“É surpreendente ver o nível de envolvimentos dos alunos com o projeto History Blocks. Ao mesmo tempo que resolvem desafios complexos de geometria, lógica e abstração, é possível ver como eles se interessam pela cultura e pelas histórias por trás dos monumentos e de sua devastação. Para muitos deles, foi a primeira vez que conceitos como destruição cultural e opressão ideológica foram apresentados e, com eles, mostramos a importância da preservação dos patrimônios da humanidade”, conta Silvia Scuracchio, diretora pedagógica da Escola Bosque.

O projeto já está presente em escolas em mais de 30 países. Qualquer escola que utiliza o Minecraft Education Edition vai poder acessar o plano pedagógico, que em um primeiro momento está em inglês. O passo a passo também estará disponível no site da iniciativa.

O plano pedagógico foi desenvolvido com o apoio do professor Francisco Tupy, especialista em Minecraft.

“A tecnologia é um instrumento para transformar a educação e trazer à tona metódos antes inimagináveis de ensino. O projeto com a Unesco abre uma nova possibilidade para alunos de todo o mundo estudarem obras importante da nossa história”, afirma Daniel Maia, gerente de programas acadêmicos da Microsoft Brasil.

Confira o filme sobre o projeto:

FICHA TÉCNICA CASES
Titulo: History Blocks

Anunciante: Unesco

Produto: History Blocks

Agência: Africa

CCO: Sergio Gordilho

ECD: Sophie Schonburg

Head of Art: Bruno Valença

Redator: Daniel Ogawa, Raphael Vandystadt, Juliana Leite, Felipe Duarte

Diretor de arte: Rick Garcia, Sergio Gordilho, Adriana Barreto

Diretor de Projetos especiais: Monique Lopes Lima

Gerente de Projetos especiais: Juliana Leite, Fernanda Segura

Produtor de Projetos especiais: Julia Newman, Isabela Levy, Fernando Alonso.

Diretor de relações institucionais e sustentabilidade: Raphael Vandystadt

Diretor de conteúdo: Filipe Botton

PR: Fabiana Antacli, Carina Miranda e Débora Bacaltchuk

Planejamento: Rodrigo Maroni, Rafael Camilo

RTV: Rodrigo Ferrari, Tais Olhiara, Mariana Hermeto.

Produtora/filme: Hungry Man – R. Wisard, 305 – 12 – Vila Madalena, São Paulo – Cep 05434-080

Direção/filme: Fabio Pinheiro

Direção/fotografia: Thiago Beck

Atendimento produtora: Luisa Ferreira

Produção Executiva: Renata Correa e Rodrigo Castello

Produtor: Bruna Martinelle e Carolina Popoviski

Coordenação de produção: Fernanda Laignier

Coordenação de pós-produção Hungry Man: Rodrigo Oliveira

Pós-produção e finalização: Asteroide Filmes

Produtor executivo de pós-produção: Francisco Sandmann

Diretor de pós- produção: Giuliano Biondi

Coordenador de pós-produção: Allan Carvalho

Editor de pós-produtora: Iago Mauad

After Effects : Lucas Fuse
Montador: Cadu Silveira / Marssola Rodrigues
Color Grading: Marla Color Grading

Produtora de Som : Punch Audio