Starbucks ganhou três milhões de usuários no seu aplicativo em agosto de 2020, mostrando que a inovação tecnológica é o caminho para se adaptar às mudanças (Divulgação)

A Accenture acaba de divulgar o relatório Technology Vision 2021 com previsões de tecnologias para os próximos três anos. O estudo coloca a inovação tecnológica como a melhor resposta para as mudanças do mercado. Em setembro de 2020, por exemplo, 60% dos empreendimentos que dois meses antes constavam como “temporariamente fechados” no aplicativo Yelp optaram por encerrar as suas atividades.

Segundo o estudo da Accenture, quem despontou nesse cenário foi a Starbucks, que ganhou três milhões de usuários no seu aplicativo em agosto de 2020. Os pedidos online e retiradas via drive-thru passaram a responder por 90% das vendas.

Com o aumento da demanda, a empresa implementou um sistema de gerenciamento integrado de tíquetes, combinando os pedidos feitos via aplicativo, UberEats e retiradas via drive-thru em um único fluxo de trabalho para os baristas.

A marca ainda passou a usar uma nova máquina de café expresso, com sensores capazes de rastrear a quantidade de café servido e prever a manutenção necessária.

Arquitetura tecnológica, união entre dados e inteligência, democratização da tecnologia, valorização do trabalho remoto e sistemas multidisciplinares são as cinco principais orientações deixadas pelo estudo.

Dos 6,2 mil líderes de negócios e tecnologia entrevistados, 89% acreditam que a habilidade de suas organizações em gerar valor de negócios será cada vez mais baseada na sua arquitetura tecnológica. O investimento em “gêmeos digitais” deve aumentar na opinião de 65% da amostra. Já a democratização da tecnologia é fundamental no avanço da inovação para 85% dos participantes, mesmo índice que coloca a força de trabalho como fator determinante para a liderança dos negócios. Para garantir uma base mais resiliente e adaptável, 90% confiam nos sistemas multidisciplinares.

“A pandemia fez as empresas acelerarem ainda mais rumo ao futuro. Muitas organizações passaram a usar a tecnologia de formas extraordinárias a fim de manter seus negócios e comunidades e a um ritmo que antes parecia impossível. Já outras tiveram que encarar a dura realidade de suas deficiências, como a falta de uma estrutura digital robusta que permita uma mudança acelerada”, afirma Paul Daugherty, diretor-geral do grupo de tecnologia e CTO da Accenture.

Segundo o executivo, está nas mãos da geração atual de empresários e empreendedores “transformar o que chamamos de hora da verdade da tecnologia em confiança, usando todo o poder da mudança tecnológica exponencial a fim de reinventar e reconstruir totalmente o futuro dos negócios e da experiência humana”.

A inovação está presente em 92% dos participantes ouvidos e 91% dos executivos concordam que, para evoluir, é importante que as organizações definam o futuro a partir dos preceitos da liderança, reinvenção e cidadania.