A 26ª edição da Internet Pop, pesquisa realizada pelo Ibope Media, apontou que os conteúdos disponibilizados gratuitamente na internet estão no topo da preferência dos brasileiros que acessam a web. O levantamento objetiva mapear os hábitos de consumo da internet em 13 importantes mercados do país.
Entre os internautas, 86% costumam assistir vídeos pela internet e utilizam apenas serviços gratuitos. Da mesma forma, pessoas que têm o hábito de instalar aplicativos em seus celulares e tablets somam 75% e adquirem apenas aqueles com custo zero.
Além disso, a pesquisa indicou que 70% dos brasileiros já possuem algum tipo de acesso à internet, sendo que 38% não conseguem ficar mais do que algumas horas sem checar as redes sociais. Aqueles que acessam internet por meio de um computador em casa e costumam navegar pelas redes sociais somam 67%. No trabalho, são 33%.
O acesso por meio de outros dispositivos que não sejam os computadores chegou a 53%. A posse de tablets duplicou de 2013 para 2014 e a conexão wifi no smartphone/tablet é preferida por 59% dos que usam 3G/4G. Os números apontam que 93% das pessoas têm banda larga em casa e 72% possuem acesso wifi.
“Por meio do estudo Internet Pop, conseguimos analisar não só a evolução do acesso à internet e seu impacto no cenário midiático, como também compreender o comportamento dos seus usuários e oferecer informações estratégicas que apoiem a tomada de decisão”, afirma Juliana Sawaia, diretora de Learning & Insights.
O Ibope Media entrevistou 18.541 pessoas, de ambos os sexos, com 10 ou mais anos, das classes ABCDE e residentes nas regiões metropolitanas do Brasil (Belo Horizonte, Campinas, Curitiba, Distrito Federal, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo e Vitória).