Diego Martins: “Em uma sociedade digitalizada, cada pessoa deve ser tratada como ela é, única”

A Acesso Digital, que desenvolve soluções para a proteção de identidade digital, mudou de marca e passa a se chamar unico. A mudança acompanha o novo momento da IDTech, que desde 2007 cria tecnologias para simplificar as relações entre pessoas e empresas.

“Em uma sociedade digitalizada, cada pessoa deve ser tratada como ela é, única. Para isso, acreditamos que cada um deve ter o controle de seus dados e, a partir de uma identidade única, ter acesso às mais variadas possibilidades, sem ter de ficar provando quem é a todo momento”, afirma Diego Martins, fundador e CEO da unico.

Os produtos da unico de reconhecimento facial para autenticar identidades, admissão a distância e assinatura eletrônica estão presentes em mais de 400 empresas. Com a pandemia e a necessidade de transformação digital, a demanda dobrou e fez com que a atuação se expandisse para outras áreas, como a telemedicina. Segundo a empresa, o crescimento chamou a atenção dos fundos internacionais General Atlantic e SoftBank Latin America Fund, que investiram R$ 580 milhões na unico em setembro.

“Há 13 anos somos conhecidos pelo pioneirismo. Criamos produtos inovadores que nos posicionaram como líderes de mercado, fizemos a pivotagem do negócio e seguimos na vanguarda. Em 2020, demos um grande salto recebendo os dois primeiros aportes da nossa história e conquistamos novos mercados. A escalada trouxe o desafio de mudar, mas mantendo a nossa essência”, completa Martins.

Em agosto de 2019, a empresa contratou a executiva Gabriela Onofre (ex-P&G e J&J), como VP de comunicação e marketing, que iniciou um processo de reformulação do branding da startup.

Inspiração

“Todas as pessoas são únicas e essa foi a nossa grande inspiração para a nova marca. Buscamos representar diversidade, união, sororidade e integração misturando linhas retas com curvas, cores frias com cores quentes. Queremos criar uma comunicação com a qual todas as pessoas possam se identificar”, conta Mariana Marchi, diretora de comunicação e branding, sobre a criação da marca unico.

É de um pequeno país europeu que Gabriela Onofre destaca a inspiração da unico. “Desde a década de 1990, os cidadãos estonianos utilizam somente um ID para diversas funcionalidades, como acessar o histórico médico e votar. A Estônia é um exemplo de sociedade que eliminou a burocracia por meio de uma identidade única e são esses os valores que queremos trazer para nossa marca e para o dia a dia dos brasileiros”, conta a executiva.