Vieira: de 2010 para cá, marca cresceu 15 pontos no market share e duplicou faturamentoApós cinco meses de trabalho, a Tang encerra nesta quarta-feira (20) as ações do projeto “Reciclar é show”, o maior da história da marca. O momento será comemorado com apresentação única da escola vencedora, a EMEB Professor Otílio de Oliveira, de São Bernardo do Campo (SP), juntamente à Orquestra Bachiana, com regência do maestro João Carlos Martins. Do evento, realizado no Teatro Bradesco e com ingressos distribuídos gratuitamente, também participam a bateria da escola de samba paulistana Vai-Vai e o cantor e compositor Arnaldo Antunes.

Há alguns anos, a marca conecta sua bandeira ao público infantil, embora a decisão final de compra seja dos pais. “Tang não trabalha com um target específico, somos ‘unbranded’. O ‘Reciclar é show’ uniu pais e filhos no mesmo propósito. Foi um projeto que começou pequeno e hoje conta com o apoio da Secretaria de Educação”, diz Theo Vieira, gerente de marketing.

Segundo o executivo, a iniciativa foi resultado natural de ações aplicadas desde 2010, como a construção de um enorme robô feito de material reciclado, em 2011. “Tudo é consequência do que chamamos de ‘kids empowerment’, ou ‘empoderamento das crianças’. Elas são os personagens centrais na construção de um mundo melhor, e nesse sentido a reciclagem tem papel fundamental. Este, no entanto, foi o tema inicial. Com o tempo, o programa evoluiu muito. Diria que deixou de ser uma campanha e tornou-se uma causa. Adultos se engajaram junto com os filhos. Recebemos relatos de que crianças com problemas de relacionamento agora estão mais participativas, graças às aulas de música e oficinas – muitas até dizem que querem seguir esse caminho no futuro. Além disso, diversas instituições optaram por continuar com o projeto, agora uma plataforma”.

O “Reciclar é show” envolveu 100 escolas públicas e mais de 50 mil estudantes de oito a 12 anos, no âmbito nacional. Durante o período, eles aprenderam, por meio de oficinas de reciclagem e música, a criar e tocar seus próprios instrumentos. Um prêmio de R$ 15 mil foi concedido às cinco instituições que mais se destacaram.

A grande vencedora da votação online se apresenta no show desta semana. A segunda colocada, E. M. Célida Soares Rocha, de Feira de Santana (BA), ganhará um curso de luthieria (construção e reforma de instrumentos de corda com caixa de ressonância). Todas as escolas participantes receberam instrumentos de verdade. Participaram da ação junto à Tang a Ogilvy Brasil e Hub Brasil, as empresas WiseWaste e Evoluir e a arte-educadora Flávia Maia.

Desde a adoção do novo posicionamento, quando decidiu conversar com o público infantil, em 2010, a marca cresceu 15 pontos no market share e duplicou seu faturamento, segundo Vieira. Em 2013, ganhou dois pontos de market share e 42% de mercado. O executivo destaca que Tang manterá a estratégia e que outras ações de alto engajamento devem vir: “Queremos inspirar cada vez mais crianças e seus pais a deixarem sua assinatura para um futuro melhor”.