O executivo Kevin Zung é responsável pela área de operações da WMcCann

COO da WMcCann, o executivo Kevin Zung adotou há um mês o home office e acredita que a medida garantiu mais eficiência ao sistema não presencial. A agência reduziu salários dos vice-presidentes em 15% e do CEO e presidente Hugo Rodrigues em 25%. Zung recomenda às marcas “transparência e autenticidade”. Zung acredita que “a linguagem visual neste momento pode, e deve, ter uma estética mais real, mais jornalística.” Confira sua entrevista.

Como está sendo a disciplina operacional da agência nesse momento?

Claro que tem sido um desafio, mas acredito que termos antecipado o home office de 100% da agência no dia 13 de março, fez com que estivéssemos mais preparados.

Como as marcas devem se posicionar? Qual deve ser o seu tom de voz junto aos consumidores e mercado de um modo geral?

As marcas precisam buscar ter um papel relevante na vida das pessoas, principalmente em um momento em que elas precisam disso mais do que nunca. Vemos muitas mensagens relevantes que trazem conscientização sobre a pandemia e empresas fazendo uma série de doações e indo até além do seu core business para ajudar as comunidades, fornecedores e clientes. Na minha visão, ações e mensagens transparentes que estejam ligadas ao propósito da marca são fundamentais neste momento.

Quais as recomendações aos clientes?

Autenticidade a transparência.

A produção de comerciais mudou de formato?

Devido a proibição das filmagens, precisamos utilizar outros formatos como conteúdo criado por influenciadores/personalidades de suas próprias casas, uso de banco de imagens, animações 2D e 3D, por exemplo.

Quais recursos estão sendo utilizados?

O Renato Aragão e sua esposa, Lilian, e a Dra. Ana Escobar, por exemplo, gravaram os materiais para a campanha de Banco do Brasil sozinhos, utilizando um celular e um tripé em suas casas. Para Chevrolet e Seara, usamos cenas de arquivo do cliente. Para Latam, usamos material captado pela própria tripulação. Acredito que a linguagem visual neste momento pode, e deve ter uma estética mais real, mais jornalística. As possibilidades estão à nossa disposição para nos reinventarmos e ajudarmos as marcas neste momento.

Renato Aragão e esposa gravaram mensagem para o Banco do Brasil de casa e pelo celular

Como tem sido o relacionamento e reuniões com diretores e produtoras?

O que muda é o maior uso da tecnologia a nosso favor.  O que acontecia pessoalmente dentro da agência, agora acontece virtualmente.

A agência está sendo envolvida em trabalhos globais?

Todos os nossos clientes atendidos globalmente como, por exemplo, Mastercard, GM e Latam demandam um alinhamento global.

Projeto para a Latam feito pelos funcionários da empresa aérea

Como tem sido a estratégia para manter os níveis de produtividade?

Estamos mantendo a produtividade oferecendo assistência aos colaboradores para melhorar o conforto do trabalho em casa.

Como está sendo feito o ambiente motivacional para a equipe cuja atividade é muito presencial? E como esse mesmo aspecto nas equipes dos clientes?

Seguimos buscando alternativas que prezem pela saúde, segurança e bem-estar das pessoas. Um dos benefícios que temos, em parceria com o IPG (Interpublic Group), é o Programa Global de Apoio ao Empregado que oferece serviços de apoio relacionados aos seguintes temas:  suporte psicológico, saúde, equilíbrio e bem-estar e assessoria jurídica. Sabemos que esse é um momento sem precedentes e qualquer um pode precisar de apoio psicológico. Os atendimentos são feitos em português, estão disponíveis 24h por dia, durante todos os dias da semana e são extensíveis aos membros da família. Para estimular bons hábitos de saúde, também fizemos uma parceria com o APP de ginástica Gowkt. Todos os colaboradores possuem acesso gratuito. Além disso, criamos a “Rádio Corredor” – spots enviados por whatsapp para todos os funcionários no começo da semana com as principais notícias transmitidas de forma leve, descontraída e divertida pela Creusinha, copeira da WMcCann. Estamos dando dicas constantes de melhores práticas de working from home e de como proteger a saúde mental, além de tomar medidas de apoio ao home office como empréstimo das cadeiras do escritório para garantir a ergonomia, ajuda de custo para internet e outras despesas geradas pelo trabalho em casa, entre outras coisas.

GM teve campanha realizada com imagens de arquivo

Houve redução de salários? Em quais esferas? E como a decisão foi recebida?

Fizemos uma redução do salário da presidência em 25% e do meu e de todos os vice-presidentes em 15% buscando que essa crise sem precedentes não impacte a todos.