A Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo (ESPM-SP), realizou na manhã deste sábado (23), no Campus Prof. Francisco Gracioso, a 10ª edição do Blind Test Day. O projeto que reúne cerca de 500 alunos da instituição, tem o objetivo de demonstrar a importância dos critérios de avaliação do teste cego, que é uma das ferramentas mais tradicionais de marketing para investigar a qualidade dos produtos percebida pelos consumidores.

Para o líder da área de marketing da ESPM, Marcelo Pontes, também conhecido como Professor Jimmy, o estímulo à criatividade e o aprendizado na prática são pontos fundamentais para os alunos que estão começando seus cursos. “Os alunos se soltam, inventam coisas e competem para ver quem faz os mais criativos estandes, nomes, marcas e fantasias. Além disso, estão vivenciando uma situação real de teste. Eles vão aprender a fazer pesquisa e entender como funciona a mecânica de um teste cego. Na hora em que o aluno chegar ao mercado de trabalho, sem dúvidas, estará mais preparado”, afirma.

Alê Oliveira

Mas engana-se quem acha que somente alunos de propaganda e marketing participam do projeto. Estudantes de outras áreas como administração, relações internacionais, design, ciências do consumo e jornalismo também participam da feira colaborando com a expertise de cada curso.

“Essa é uma tendência que vamos incentivar cada vez mais. Queremos cruzar as disciplinas entre os cursos e realizar trabalhos em conjunto. O Blind Test Day é um bom exemplo de como isso vai acontecer. A ideia de um trabalho integrado é o que os alunos vão encontrar no mercado de trabalho. Acredito que realizamos o maior Blind Test Day do mundo. Por isso, queremos atrair mais a atenção das empresas e mostrar o volume enorme de pesquisas que realizamos com seus produtos”, revela o presidente da ESPM, Dalton Pastore.

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Cerca de três mil pessoas visitaram os 64 estandes espalhados pelo campus da ESPM-SP, que realizavam pesquisas com mais de 100 marcas de 32 categoria de produtos. Muitos alunos chamaram a atenção dos visitantes por utilizarem personagens da televisão, cinema e líderes políticos.

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O estudante do segundo semestre do curso de Publicidade e Propaganda, Daniel Real e sua equipe, realizaram um trocadilho utilizando a premiada série americana Breaking Bad, trocando a palavra metanfetamina por metanfeTaurina, que é o elemento essencial para a fabricação do energético. O grupo testou as marcas Red Bull, Monster e V!be e ainda trouxe um sósia de Heisenberg, personagem principal da série, para entreter os convidados.

“Estamos gostando muito da experiência. Nosso ator principal está atraindo bastante público para o estande. É engraçado ver como as pessoas dizem preferir um produto, mas quando provam as cegas, dizem que não gostaram tanto. É bacana ver esse contraste”, comenta Real.

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Nem o presidente americano Donald Trump escapou de virar personagem da turma de alunos. Lorena Guerrero, aluna do segundo semestre do curso de Publicidade de Propaganda e sua equipe revelaram que as recentes declarações de Trump também serviram de inspiração para a decoração do estande. “Fizemos nossa decoração baseada no muro que ele disse que iria construir com os arames em volta e tudo. A ideia veio depois de constatar que diversos memes na internet apontavam a cara laranja do presidente, por isso, demos o nome de Dorange Trump para o nosso estande. Aqui testamos as marcas Fanta, Sukita e Dia. É importante entender porque o consumidor não gosta de cada tipo de produto. Alguns acham que o refrigerante não é refrescante, outros já acham que não tem gosto de laranja, enfim, é importante ver como os consumidores estão enxergando o produto”, conclui.  

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Para finalizar o professor, Marcelo Pontes, afirma que o projeto Blind Test Day serve também para demonstrar o quanto algumas variáveis de marketing afetam na decisão de compra de algumas marcas.

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