Basta ler um aviso de “wifi grátis” para o brasileiro ficar todo animado. E não é para menos. O país tem 168 milhões de smartphones em uso e a expectativa, segundo a Pesquisa Anual de Administração e Uso de Tecnologias da Informação nas Empresas, da FGV-SP, é que chegue em 236 milhões nos próximos dois anos. Com esse volume de aparelhos nas mãos, o desejo por conexões de qualidade em ambientes públicos se faz necessário para estar, durante todo tempo, conectado. 
Divulgação

Pensando nessa demanda, surgiu a Action One, uma joint venture entre a operadora de Telecom ADP3, a empresa de gestão e comercialização de mídia mobile RodyFace e a especializada em TI Reabra, que juntas fornecem wifi gratuitamente com alta velocidade sem restrição para grandes centros de consumo. 
Segundo Rodolfo Patrocínio, sócio-diretor da Action One, o objetivo da plataforma de media mobile é fornecer internet de qualidade em shoppings e grandes centros, e monetizar o serviço com mídia. O consumidor, então, é impactado com publicidade e diferentes tipos de conteúdos por meio de seu smartphone. 
Divulgação

A comunicação com os consumidores ocorre após o cadastro para iniciar a conexão. Automaticamente, os usuários recebem notificações com alertas e campanhas de acordo com a localização. “A mídia é programática e é possível anunciar da forma, no horário e para o público que quiser. É uma ação de target, em que são analisados, constantemente, os dados registrados no nosso sistema”, explica Patrocínio. 
Existem três níveis de anunciantes: os lojistas dos shoppings, as grandes redes de varejo e os anunciantes em comum. O shopping oferece a infraestrutura e é responsável pela implantação. “Nosso primeiro cliente foi o Shopping Center Norte, em São Paulo, que tem circulação de 80 mil pessoas por dia. Por ser uma joint venture, conseguimos ofertar uma internet de 100 Mb. Nos inspiramos nos serviços de baixa qualidade e queremos socializar a internet grátis”, explica Patrocínio. 
 
O próximo grande cliente da Action One é o Grupo Pão de Açúcar, que pretende instalar o sistema wifi nas lojas das redes Pão de Açúcar e Extra. Bruno de Paula Pires, consultor comercial do GPA, explica que este novo investimento está em fase de teste. “O objetivo é fornecer o serviço para o cliente e comercializar a mídia via wifi”, conta.