A adesão de bloqueadores de anúncios por parte dos usuários deve reduzir os investimentos em propaganda de formato display nos sites. Segundo o estudo Ad Blocking Survey and Forecast, elaborado pela Optimal, o impacto será de aproximadamente US$ 3,9 bilhões neste. Em cinco anos, as perdas podem chegar a US$ 39 bilhões. 

A pesquisa também revela que 11,7% das impressões de anúncios foram bloqueados no ano passado. Para este ano, a expectativa é que a proporção aumente para 16,4% este ano e atinja 36,6% em 2020. 

Por enquanto, a grande maioria dos bloqueios (90%) acontecem no desktop, mas a Optimal já prevê um aumento substancial dos ad blockers no mobile. De acordo com a empresa de análises, pop-ups na navegação dos smartphones são 3,7 vezes piores do que comerciais de TV na avaliação dos usuários.   

Outro dado relevante é que 46% dos respondentes da pesquisam que não usam ad blockers disseram que ainda não conhecem a ferramenta, a partir de agora, estariam propensos a começar a utilizar.

Com informações do Warc.com