A edição 2015 do ENA (Encontro Nacional de Anunciantes) trouxe para São Paulo mais dois especialistas internacionais, que acabaram de palestrar no evento. Adam Gagen, director of legal and public affairs at WFA (World Federation of Advertisers), ressaltou aspectos legais da propaganda nos mercados de alimentos, bebidas alcoólicas e publicidade dirigida ao público infantil, esta última que tem sua possível proibição muito discutida no Brasil.
“Como direcionar uma mensagem para crianças é de fato um desafio. Vemos algumas coisas muito erradas e o desafio que temos é justamente que alguns princípios sejam aplicados, trazidos para a realidade. É preciso ser ético”, ressaltou.
Já o CEO da Sponsorium, do Canadá, Paul Pednault, conduziu a apresentação “You are my HEROO”, em alusão ao ROO (retorno sobre objetivos), metodologia para a gestão de investimentos em ações comunitárias e em patrocínios – diferente do ROI, que analisa o retorno sobre os investimentos.
Questionado sobre qual deveria ser a postura de patrocinadores em situações como o atual escândalo envolvendo a FIFA, o especialista disse que “as marcas precisam ser rápidas em avisar empresas com as quais mantém negócios e a comunidade em geral que não possuem ligações com o escândalo, pois é isso que se espera delas”.