Patrocinadora da Copa das Confederações 2013 e da Copa do Mundo 2014, a Adidas planeja faturar dois bilhões de euros no ano que vem apenas com produtos da categoria futebol, superando a marca dos 1,5 bilhões de euros do último mundial, em 2010, anunciaram executivos da marca nesta terça-feira (25). “Com a Copa do Mundo no Brasil, estamos seguros que vamos quebrar a barreira dos dois bilhões de euros em faturamento”, afirmou o CEO da marca, Herbert Hainer. “A Copa nos ajuda a construir a marca em um nível global. A Adidas é a número um na categoria futebol e quer expandir essa liderança com a competição”. Hainer declarou que a América Latina terá um papel fundamental para que a marca atinja esse objetivo. “A América Latina é muito importante para a Adidas. É a área onde os negócios crescem mais rápido e isso deve continuar nos próximos anos, especialmente com o potencial do Brasil”, disse o CEO.
Os investimentos da marca no continente se justificam pelos números. Em 2002, o faturamento da marca na América Latina, consideradas todas as categorias, girava em torno de 200 milhões de euros. No ano passado, esse total era superior a 1 bilhão de euros. Além disso, o Brasil está entre os dez principais mercados da Adidas no mundo. A expectativa, diz Fernando Basualdo, diretor-geral da Adidas Brasil, é que o consumo dos produtos da marca no país cresça a uma taxa de dois dígitos em 2013 e no ano do mundial. “Na categoria futebol, esse crescimento será ainda maior”, revelou Baumann, sem dar detalhes. Para 2015, a empresa quer se tornar a líder nos segmentos de calçados e bolas de futebol.
Além das novas linhas de produtos e dos itens relacionados às competições da Fifa, como as bolas Cafusa e Brazuca, a aposta da marca são as camisas de times e seleções. A Adidas é fornecedora de material esportivo de clubes brasileiros como Palmeiras, Flamengo e Fluminense e das três seleções mais bem colocadas no ranking da Fifa – Espanha, Alemanha e Argentina -, citadas como exemplos que contribuíram para que a marca tenha a projeção de vender mais de um milhão de camisas em 2014.
Campanha e protestos
Há duas semanas, a marca lançou sua nova campanha no mercado brasileiro. A estratégia “Vamos com tudo” foi concebida sobre a ideia de que todo jogo começa zero a zero e que a vitória só é conquistada dentro de campo. “A campanha foi posicionada com o conceito ‘Vamos com tudo’. Por um lado, temos que celebrar a Copa aqui, mas troféus passados não vão nos dar a vitória. Vamos falar de um jeito emotivo com o consumidor”, disse Rodrigo Messias, diretor do projeto Copa do Mundo da Adidas.
A campanha conta com atletas patrocinados pela marca, como Fred, Daniel Alves e Lucas, todos da seleção brasileira. De acordo com Messias, o filme “Apito” já tem quase cinco milhões de visualizações no YouTube e fez a marca ganhar mais de um milhão de fãs no Facebook.