“Zico – the official game” é um aplicativo para celular que conta a história do Galinho de Quintino, apelido do ex-jogador Zico, dentro do mundo do futebol de uma maneira divertida e interativa. Assim como em sua carreira, o jogo tem fases no Brasil, na Itália e no Japão. O game foi criado pela 213 Sports – braço de marketing esportivo da agência Binder, que faz a gestão da carreira de Zico – e pela empresa de tecnologia mobile NDV.
O jogo foi lançado com grande sucesso no Japão, há cerca de um mês, onde o jogador tem uma legião de fãs, e acaba de ser lançado por aqui – para aparelhos celulares com sistemas operacionais Android e iOS. No mercado japonês, tornou-se rapidamente um dos mais baixados, além de ganhar grande repercussão positiva na Coréia.
Adidas, Samsung e Coca-Cola apoiam a iniciativa. As duas primeiras aparecem com suas marcas dentro do game. Já a Samsung entra com toda a divulgação do game, principalmente nas redes sociais, realizando ativações diversas.
“A NDV e a 213Sports queriam fazer um jogo sobre futebol que contasse uma história única. Zico é essa historia. Com o game, pretendemos atingir a todos os fãs de futebol no mundo, com um foco especial no Brasil, no Japão e na Coréia. Nosso objetivo é criar uma nova referência de jogo de futebol para celulares”, disse Fernando Vasconez, sócio da NDV. Robson Lisboa, gerente sênior de conteúdos e serviços da Samsung para a América Latina, diz que todas as novidades do game chegarão primeiro para os usuários da Samsung.
O jogo começa mostrando as primeiras peladas no bairro de Quintino, na zona norte do Rio de Janeiro, onde Zico foi criado e viveu com sua família. Em seguida passa pela Itália, relembrando os tempos de Udinese, e termina no Japão, país no qual ajudou a desenvolver e popularizar o esporte, primeiro como jogador e dirigente do Kashima Antlers e, depois, como treinador da seleção japonesa.
O game revela segredos da sua trajetória e mostra porque ele se tornou um grande batedor de faltas, por exemplo. Nele, o personagem de Zico começa a treinar o fundamento como costumava fazer em seus tempos de profissional: pendurando camisas no travessão ou chutando em direção a latas empilhadas – nessa fase aparecem as marcas Coca-Cola e Adidas. No caso da Adidas, o usuário pode escolher que Zico use em seus treinos a bola oficial da marca, por exemplo. O objetivo passa a ser acertá-las e pontuar o necessário para avançar de fase.
O jogo chega ao mercado no modo “Free to play” em aparelhos Android e na Apple Store. São cinco fases grátis, cada uma delas com mais duas subfases, denominadas “prata” e “ouro”. Para poder continuar jogando depois da fase cinco, o usuário pagará o valor de US$0,99.
Na fase “Mundo Brasil”, o jogador desenvolve a técnica de cobrança de faltas acertando objetos pelas ruas e pontos turísticos do Rio de Janeiro, até chegar às cobranças de faltas perfeitas em estádios lotados, como o Maracanã. Logo depois, vem a fase “Mundo Itália”. O jogo termina na fase “Mundo Japão”, onde Zico mostra suas habilidades pelas ruas de Kashima, passando pelos principais pontos turísticos e estátuas da cidade, até chegar ao Estádio do Kashima Antlers, lotado de torcedores à espera da volta do grande ídolo. Atualizações poderão ser baixadas no decorrer das fases, como novas bolas, novas fases e a opção de desafiar amigos em campeonatos virtuais. Confira aqui um vídeo com detalhes do jogo.