Adilson Batista apresenta ao mercado sua nova empreitada. O ex-vice-presidente executivo da Wunderman, que deixou a agência junto com Eco Moliterno (hoje na Africa) em outubro de 2009, deu início a um novo projeto em fevereiro deste ano, criando a Adbat Consultoria de Estratégia Digital. “Dei início ao projeto no início do ano, mas agora inauguro a sede da empresa, na Vila Madalena”, disse Batista, acrescentando que “a proposta é ser uma consultoria que ajude os clientes, especialmente empresas brasileiras, a usarem a internet como um interessante modelo de negócios”.
A operação, que funcionará muitas vezes como o departamento de planejamento online de seus clientes, podendo trabalhar a quatro mãos com as agências, tem atualmente 14 profissionais, além de seis consultores das mais diversas áreas – professores, pesquisadores de mercado e palestrantes. “Abri a consultoria observando que os clientes têm dúvidas sobre o que fazer na internet. Muitas vezes as agências especializadas, que nasceram com DNA de produtoras, não conseguem oferecer esse suporte estratégico no mundo digital. Queremos atender a marcas que possam investir, ter retorno e medi-lo. Nosso trabalho é complementar ao das agências”, salientou.
Atualmente, a Adbat atende a três clientes, todos da área de turismo: Webjet, CVC e GJP Hotéis e Resorts. “Para a Webjet, fizemos um trabalho enorme para que sua plataforma digital permitisse um retorno muito maior em venda de passagens, por um custo muito mais baixo. Já para a CVC, nosso maior desafio é expandir a marca nacionalmente, especialmente em alguns mercados regionais”.
Empenhado em trabalhar focado em um número restrito de indústrias, a fim de poder aprofundar o conhecimento e estudo de mercado em cada uma delas, Batista aponta que deve se especializar e se restringir, pelo menos por enquanto, nas áreas automobilística, de entretenimento e de esporte – além de turismo, já funcional. “O projeto é trabalhar focado nessas quatro. Acabamos fazendo um monitoramento completo delas na internet e informamos nossos clientes, em tempo real, sobre tudo que acontece nas redes sociais, comunidades virtuais etc”, explicou o executivo.
por Karan Novas