O publicitário Adilson Xavier receberá o troféu Jeca Tatu durante o 8º Encontro de Redação Publicitária, que será realizado no dia 20 de setembro na Casa de Rui Barbosa, no Rio de Janeiro, pela Alap (Associação Latino Americana de Publicidade). Ele receberá o prêmio das mãos de Hiran Castello Branco, vice-presidente da ESPM.
Um dos redatores mais premiados do mercado publicitário, Xavier iniciou sua carreira em 1975 como criador e produtor de filmes e trilhas publicitárias. Em 1982, foi convidado para trabalhar como redator na Casa Propaganda e, em 1986, foi dirigir a criação da Giovanni e Associados. Em 1990, foi para a Contemporânea, onde ficou quatro anos, e retornou à Giovanni para comandar a criação. Chegou a diretor de criação, vice-presidente e depois, à presidência da agência. Após da entrada no grupo FCB Worldwide no negócio, em 1998, passou a integrar o board e conselho criativo da multinacional. Em 2006, a FCB e a Draft realizaram uma fusão global e, no Brasil, a agência passou a se chamar Giovanni+Draftfcb.
O profissional conquistou troféus em praticamente todas as premiações do mercado, como Cannes Lions, Clio, New York Festivals, London Festival e Fiap, entre outros. Foi “Redator do Ano” pela ABP (Associação Brasileira de Propaganda), “Profissional de Propaganda do Ano” no Colunistas Nacional e “Publicitário do Ano” no Colunistas Rio – no qual recebeu o Troféu Rogério Steinberg como redator mais premiado. Deixou a presidência da Giovanni+Draftfcb em 2011. Desde então, vem se dedicando à carreira literária. Já escreveu “Deus da criação”, “Atirador de ideias” e “Sobrevoando Babel”.
Jomar Pereira da Silva, presidente da Alap, diz que espera este ano cerca de 200 participantes no Encontro. O Concurso Universitário que acompanha o evento este ano dará bolsa de estudo no curso Portfólio para Redatores e Diretores de Arte, concedido pela Escola de Criação ESPM. O briefing proposto pela Alap este ano é: “Como conseguir entrar no mercado de trabalho publicitário? Criativamente falando, o que você seria capaz de fazer para se destacar e chamar a atenção para você, para conseguir uma vaga em uma agência de propaganda?”.
As redações serão avaliadas por um júri formado por diretores do CCRJ (Clube de Criação do Rio de Janeiro). A campanha de divulgação do encontro foi criada pela NBS. Mais informações no site da Alap.