Uma pesquisa do Adobe Digital Insights (ADI) mostra que os Jogos Olímpicos Rio 2016 serão os mais digitais da história. Isso porque as ações estão centradas em dispositivos móveis, inclusive para acompanhamento de resultados e compartilhamento de conteúdos relacionados.

Divulgação

No estudo foram analisados o buzz e o engajamento gerados pelo tema nas redes sociais, mostrando que as menções referentes aos jogos têm ganhado tração. O volume de menções cresceu 220% nos últimos quatro meses, passando de 10 mil para 64 mil por dia.

Os comentários nas redes sociais em todo o mundo dão o ouro aos Estados Unidos, por se tratar dos fãs mais engajados nas mídias sociais. A Grã-Bretanha fica em segundo lugar e o Canadá em terceiro. O Brasil aparece em 8º lugar e a Alemanha em último. 

A Adobe também descobriu que a atleta com maior número de menções – mais de 400 mil, globalmente, em redes sociais é Serena Williams, tenista americana. Ela tem cinco vezes mais comentários nas redes sociais do que qualquer outro atleta da delegação americana, ficando à frente de ídolos como Michael Phelps.

A análise do ADI também aposta que os jogos irão impulsionar as vendas de algumas categorias de produtos em cerca de 80%. “Normalmente os grandes eventos esportivos impulsionam o desejo de comprar”, explica Becky Tasker, analista do ADI. “Por exemplo, em 2012, as vendas de equipamentos esportivos de inverno (patins, equipamentos de hóquei, equipamento de esqui e equipamentos de snowboard) tiveram um aumento de 82%. “Há tendências semelhantes para 2016”.