“Se você pode imaginar, você pode criar”. Essa afirmação é do presidente e CEO da Adobe, Shantanu Narayen, que na manhã desta segunda-feira (5) abriu o Adobe Max 2015, conferência criativa que acontece em Los Angeles, nos Estados Unidos, e vai até 7 de outubro. Com o objetivo de lançar as novidades do Creative Cloud, que inclui famosos softwares como Photoshop, Illustrator e Indesign, o evento anunciou sua visão de ‘tela conectada’, onde os usuários podem criar seus trabalhos em qualquer lugar, independente do dispositivo.
Com quase sete mil pessoas, a conferência inclui user experiences, designers gráficos e mobile, diretores de criação, profissionais de vídeo, fotógrafos, além de freelancers, estudantes, grandes agências de criatividade, além das principais companhias ao redor do mundo. Todos, afirmou Narayen, unidos por uma única paixão: a criatividade.
“Estamos aqui todos anos para sermos inspirados pela inovação que é promovida pela tecnologia. Todos os momentos são propícios para criações, não havendo um momento certo para isso acontecer. Nós vemos coisas que nunca tínhamos visto antes e vamos a lugares que nunca fomos. Temos acesso ao inacessível e imaginamos o inimaginável. Fortes experiências que mudam a forma como nós pensamos interagimos, entretemos, trabalhamos, e como nos relacionamos com o todo. Isso significa que para ter uma boa experiência, ela precisa fluir assim como ser bonita, e precisa nos inspirar, transportar e transformar. O bom conteúdo tem a força para mover o mundo”, disse Narayen.
Bryan Lamkin, VP sênior e general manager de Digital Media da Adobe, falou sobre a pressão vivida pelos criativos, que precisam ter as melhores ideias de forma cada vez mais rápida. É por isso que Lamkin reafirmou o compromisso da companhia em conectar todas as ferramentas em um mesmo lugar, recurso promovido pela tecnologia na nuvem.
“Ter as melhores ferramentas não é suficiente. Você precisa escolher as que combinam com você, e o que pode ajudar o seu trabalho a fluir melhor. E essas ferramentas precisam trabalhar quando e onde você quiser, se movendo do desktop para o mobile”. Essas funcionalidades, ressaltou Lamkin, são permitidas com o Connected Workflows, Creatives Libraries e Adobe Stock, banco de imagens da companhia.
Ele ainda destacou três tendências para o design. A primeira dela é a importância conquistada pela área, em que a qualidade do design é tão importante quanto a sua função e experiência e o produto precisa ter forma aceitação. A segunda está relacionada ao “mundo multitelas”. “Estamos vivendo um momento de muitas telas e os consumidores esperam ter os conteúdos em qualquer uma delas. É aí que entra a terceira tendência, pois querem isso com uma experiência personalizada quando, onde e como quiser. A demanda por criatividade cresce à medida em que os usuários se tornam mais críticos e exigentes”.
Novidades
Dois novos aplicativos foram adicionados à família Creative Cloud: o Photoshop Fix e o Captura CC, que permite o retoque rápido e captura de ativos em movimento, respectivamente. Além disso, dois novos recursos touch foram incluidos aos aplicativos Photoshop CC, Illustrator CC e Premiere Pro CC para desktop.
Os criativos podem capturar qualquer inspiração com o Adobe Capture CC, combinando o Adobe Brush, Adobe Shape, Adobe Color e Adobe Hue em um único aplicativo. Já estão disponíveis, também, atualizações para outros aplicativos móveis, como Photoshop Mix, Photoshop Sketch, Illustrator Draw, Comp CC e Premiere Clip.
A solução que vai sincronizar os aplicativos móveis e o desktop também foi apresentada. Se trata do Creative Sync, que conecta os ativos usados diariamente por profissionais criativos, como fotos, fontes, gráficos de vetor, pincéis, configurações, metadados, etc. Todos os ativos criados com os aplicativos móveis da Adobe conseguem ser armazenados nas Creatives Cloud Libraries, bibliotecas que podem ser acessadas de qualquer lugar, facilitando a integração entre equipes.
Outra novidade é que o Adobe Stock receberá conteúdo de vídeo em breve. O banco de imagens oferecerá suporte para baixar e comprar conteúdo de vídeo, ampliando a sua coleção de fotos, imagens e gráficos. A ferramenta está integrada com os principais produtos, como Photoshop CC, Illustrator CC, Premiere Pro CC e After Effects CC.
O Adobe Portfólio também foi lançado como uma nova maneira de criar sites com portfólio simples. O profissional criativo poderá personalizar seu site criado, que inclui suporte para designs interativos garantindo visual para telas de qualquer tamanho. Os sites do Portfolio podem incluir um URL personalizado, proteção por senha e fontes Typekit de alto impacto.