A ação “Adote um pequeno torcedor”, criada pela Ogilvy para o Sport Club do Recife, foi a vencedora do GP de Case Promocional do Colunistas São Paulo 2016. Na campanha, 16 crianças que tiveram um final feliz por estarem em abrigos da capital pernambucana, à espera de uma família.
Os pais que adotaram chegaram até essas crianças, direta ou indiretamente, através dos vídeos sobre a campanha e de reportagens exibidas pela imprensa, num trabalho desenvolvido pela Ogilvy.
Fernando Musa, CEO da Ogilvy & Mather Brasil, lembra que este é o terceiro trabalho bem-sucedido que a agência faz junto ao Sport. “É uma parceria de sucesso e com resultados concretos para as pessoas. Se até agora apenas uma criança tivesse sido adotada através do projeto, todo o trabalho já teria sido válido. Que as boas ideias possam continuar impactando a sociedade para o bem”, diz Musa. As campanhas anteriores, resultado da parceria entre a agência e o Sport, são: Fãs Imortais (de incentivo à doação de órgãos) e Mães Seguranças (combate à violência nos estádios).
A ideia da campanha Adote um Pequeno Torcedor – que envolvia inicialmente 43 crianças, todas acima de 7 anos, da Segunda Vara de Recife – surgiu a partir de dados reais sobre adoção no Brasil. Segundo o Cadastro Nacional de Adoção (CNA), quase 94% dos pais interessados em adotar buscam crianças menores de sete anos. No entanto, oito em cada dez crianças que estão esperando por uma adoção já passaram desta idade. O envolvimento do Sport Club do Recife no projeto é para mostrar que uma paixão em comum, no caso o futebol, pode unir pessoas.
O projeto Adote um Pequeno Torcedor foi apresentado em agosto de 2015, num jogo de futebol do Sport na Arena Pernambuco. Do lançamento da campanha até então, diversas ações foram feitas entre a Ogilvy, o Sport e a Segunda Vara de Recife, com a ajuda das casas de acolhida e da imprensa. Além de eventos em partidas de futebol, também foi criada uma campanha publicitária, que contou com o apoio de alguns veículos e foi se reciclando nestes meses todos.
Foram criados dois filmes para divulgar a ação e peças de mídia impressa, out of home, entre outras. Um dos filmes é “Paixão em Comum” e o outro “Dia de Jogo”. A produtora é a Academia de Filmes, que atua em parceria com a Urso Filmes.