A Africa está investindo no conceito que originou seu lançamento, em 2002, quando Nizan Guanaes, um dos fundadores da agência, sentenciou que estava abrindo o novo negócio para “fazer o que a publicidade faz de melhor”: criar.

Eugenio Mohallem, novo redator da AfricaAtualmente sob o comando dos presidentes Sergio Gordilho e Marcio Santoro – Nizan deixou a agência em 2010 para dedicar-se ao grupo ABC -, a Africa acaba de contratar o publicitário Eugenio Mohallem, um dos mais premiados redatores da publicidade brasileira. O profissional, que já passou por DM9DDB, Talent e AlmapBBDO, deixou, em agosto de 2011, sociedade na Mohallem Artplan. Na Africa, Mohallem será redator.”Estamos mexendo em nossa estrutura criativa para sermos exatamente uma máquina de criar”, diz Sergio Gordilho, sócio, copresidente e responsável pela área de criação da Africa. Segundo ele, haverá outras contratações em breve. “Estamos sempre atrás de talentos já formados pelo mercado e também em busca de novos talentos”, ele diz.

Segundo Gordilho, a contratação de Mohallem para o cargo de redator e não para uma posição de diretor de criação faz parte de uma estratégia de estimular a função original de uma área de criação que é “criar com a melhor qualidade possível”. “Vários criadores passam rapidamente de diretores de criação a donos de agência e vão deixando de criar. Nosso foco é trazer criativos para criar de fato e não para ficar na estrutura organizacional da agência”, diz Gordilho. Para ele, a Africa “vive de criação”.

Para Marcio Santoro, que é copresidente da agência juntamente com Gordilho, a chegada de Mohallem é “muito importante” por reforçar o conceito da formação original da agência e sua preocupação com a qualidade criativa.

A nova estrutura criativa da Africa deverá “rever” as funções de vice-presidentes de criação. Atualmente, além do comando de Sergio Gordilho, a área tem três vps: Marcelo Kerstz, Flavio Waiteman e Carlos Fonseca. Além deles, profissionais de cinco duplas têm posição de diretores de criação. A área de criação da Africa tem 82 profissionais.

O propmark apurou que Flavio Waiteman está se desligando da Africa porque teria recebido uma proposta para associar-se a uma outra agência. Waiteman confirmou que deixa a agência no final de fevereiro, mas disse não poder falar sobre a nova sociedade. O propmark também apurou que o diretor Marcelo Kertesz irá se licenciar da Africa – a exemplo do que já fez em outras épocas de campanhas políticas – para trabalhar em um projeto de candidatura a prefeito. Kertesz confirmou que está programando um período de licença, mas disse que há “mais chances” de desenvolver trabalho de marketing político com campanhas presidenciais fora do país do que para prefeito no Brasil.

Além de Mohallem, que começa a trabalhar na Africa no próximo dia 6, a agência também acaba de contratar o redator Tales Bahu, ex-WMcCann, e o diretor de arte Rodrigo Almeida, que deixou a DM9DDB. Os dois, que já trabalharam juntos na AlmapBBDO, estão “duplando” na Africa desde o início desta semana.