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Era uma vez um menino que gostava de dormir no escuro, mas com a janela aberta. Ele tinha essa mania porque adorava olhar para o céu à noite e ver as estrelas, a lua e os aviões que passavam pelo céu. Mas esse garotinho tinha ganhado um irmão e o avô dele deu um abajur em forma de foguete. Ele, para a surpresa do avô, não gostou do presente.

Essa é a história do livro O menino e o foguete, escrito por Marcelo Rubens Paiva especialmente para mais um projeto do Itaú de incentivo à leitura. A novidade também é uma forma de comemorar o Dia Nacional do Livro Infantil, nesta segunda-feira (18).

A obra de Marcelo Rubens Paiva inaugura o projeto – depois será a vez de Luis Fernando Veríssimo. Em O menino e o foguete, o autor mostra a importância da imaginação para as crianças. As ilustrações são de Alexandre Rampazo, que já teve seus traços em mais de 50 livros infantis.

As histórias ganham sons e animações utilizando o recém-lançado Facebook Canvas, formato de anúncio full-screen interativo para celulares. Atualmente, cerca de 80% dos brasileiros usam o celular como principal meio de acesso à internet.

Eco Moliterno, VP de criação da Africa – agência responsável pelo desenvolvimento do projeto –, disse que, com o formato Canvas, do Facebook, os pais vão poder ler o livro para os filhos na tela do próprio celular. “Para potencializar ainda mais essa iniciativa do Itaú, resolvemos transformar o formato Canvas em livros infantis para que os pais também possam ler para os filhos dentro das suas timelines no Facebook”.

O criativo contou ainda que esse programa foi apresentado em um evento do Facebook. “O Facebook daqui viu o projeto e nos convidou para apresentá-lo em Nova York”, afirma. “Ele foi o mais aplaudido”, completou.

A ação é mais uma iniciativa do programa Itaú Criança, da Fundação Itaú Social. A campanha Leia para uma Criança” já distribuiu mais de 40 milhões de livros infantis no Brasil.

Já Eduardo Tracanella, superintendente de marketing do Itaú, disse que uma das apostas do banco é incentivar a educação. “O Itaú acredita na educação como propulsora do desenvolvimento da sociedade. O brasileiro é um dos povos mais conectados do mundo e o convite é justamente para incentivar as pessoas a dedicarem parte deste tempo à leitura para crianças”, diz.