Brasil conta com 62 representantes, ocupando a quinta posição no ranking entre os países, liderado pelos EUA

O D&AD divulgou as peças que entraram no shorlist da premiação. São 1362 inscrições ao total e o Brasil conta com 62 representantes, ocupando a quinta posição no ranking entre os países, que é liderado pelos Estados Unidos, com 400 finalistas.

As agências Africa e GUT São Paulo lideram no país, cada uma com 10 inscrições. A agência comandada por Sergio Gordilho tem como campanhas principais a “Cabelo Cremoso”, criada para a Brahma,  e a “Árvore Refugiada”, para o Climate Reality Brasil, ambas concorrendo em 4 categorias.

Já a GUT, tem como destaque o “Hidden Spots”, criado para a marca Heinz para mostrar ‘pontos ocultos’ no Call of Duty e dar tempo para aquela pausa ‘comida’ aos jogadores, que disputa em cinco categorias. Na sequência, aparecem duas campanhas desenvolvidas para o Mercado Livre, “novos beijos icônicos” e “black business beats”, com 3 e 2 participações, respectivamente.

As agências AKQA, com 8, AlmapBDDO, com 7, e Soko, com 4, integram o top 5 das representantes brasileiras com maior número de inscrições no festival, que divulgará os vencedores em duas cerimônias virtuais nos dias 24 e 25 de maio.

Segundo a organização, o número de inscrições teve um aumento substancial em quase todas as regiões neste ano. Oriente Médio e Índia tiveram a mudança mais significativa, com alta de 71%, seguidos por Europa, 35%, EUA e Canadá, 15%, Sudeste Asiático,14%, Reino Unido e Irlanda, 12% e Oceania, 8%. Houve também recorde no volume total de inscrições, 18%.