O festival El Ojo de Iberoamérica 2019 revelou nesta quinta-feira (7) os vencedores de seu segundo dia. Foram apresentados os ganhadores de oito categorias, entre elas Digital & Social.
A competição foi presidida por Joanna Monteiro, diretora criativa de projetos globais na FCB Global. Foram premiados 49 cases, entre eles 21 brasileiros: 1 GP, 3 Ouro, 5 Prata e 12 Bronze.
O Gran Ojo foi concedido ao case Pay Per Beer, criado pela Africa para Brahma. Além do GP, a agência conquistou outros seis troféus (2 Ouro, 1 Prata e 3 Bronze) para os cases History Blocks, #GoEqual, Listen to the Ocean e Judgeable Covers Collection.
A AlmapBBDO ganhou seis prêmios (2 Prata e 4 Bronze) com os trabalhos True VW, Tu Logo Aquí e Coma. A Grey somou uma Prata com Competitor’s Sale e um Bronze com Miles for the People. A Wieden+Kennedy ganhou Ouro com Muñeca de Andressa, criado para Nike.
Com um Bronze cada aparecem WMcCann (Aproxime Impossible Mascots), DPZ&T (Frieslist), Tribal Worldwide (Descuento en Subida) e GTB Brasil (Accessibility Mat). A Madre Mia ganhou Prata com a adaptação Mi Primer Sujetador.
Joanna, da FCB, falou que a categoria foi muito interessante e desafiadora, porque hoje tudo é Digital & Social. “O grande desafio era ter um olhar muito específico para cada uma das subcategorias. Foi um processo longo, com excelentes discussões e que reforçaram a percepção de como no El Ojo temos uma preocupação com a ideia pura. Nosso GP – Pay Per Beer – tem uma característica muito legal. A gente já usa senha e controle remoto para comprar, já está naquele momento de assistir futebol. Esse case usa essa tecnologia para vender uma cerveja inspirada no seu time. Todo mundo espera algo que seja extremamente tecnológico, e uma das coisas mais legais sobre Digital é o quanto ele é cada vez mais invisível e serve a algum propósito e insight humano “, comentou. A criativa também premiou o júri de Produção Digital, que não teve GP.
Confira todos os ganhadores, com destaque para os brasileiros.
DIGITAL & SOCIAL – 49 vencedores, 21 do Brasil: 1 GP, 3 Ouro, 5 Prata e 12 Bronze | |
GP: Pay per beer, de Africa/Primo, dirigida por Santi Dulce para Brahma de AmBev Brasil | |
DS01 – Online ad | |
OURO | El comercial infinito, de Wieden+Kennedy São Paulo/Conspiração Filmes dirigida por Fernando Nogari, para Old Spice de Procter & Gamble Brasil |
BRONZE | Frieslist, de DPZ&T/Oriental Films dirigida por Diego Robino, para McDonald´s de McDonald´s Brasil |
PRATA | Skip Ad, de 121 Tribal/Locomotor dirigida por , para Skip de Unilever Perú. Perú. |
BRONZE | True VW, de Almap BBDO/ dirigida por , para T-Cross de Volkswagen Brasil |
DS02 – Sites | |
OURO | El tiempo que nos queda, de Leo Burnett España/Tesauro dirigida por Felix Fernandez de Castro, para Ruavieja de Pernod-ricard España. España. |
BRONZE | Nuevos estereotipos, de Mercado McCann/ dirigida por , para Shutterstock de Shutterstock Argentina. Argentina. |
BRONZE | Vivo o muerto, de McCann España/Warren dirigida por Felix Fernandez de Castro, para Dirección General De Tráfico De España de Dirección General De Tráfico España. España. |
DS03 – Aplicaciones y juegos | |
OURO | History blocks, de Africa/Hungry Man / Asteroide Filmes dirigida por Fabio Pinheiro, para Unesco de Unesco Brasil |
BRONZE | Pitaya, la princesa que no necesita ser salvada, de Wunderman BA/ dirigida por , para Tuenti de Tuenti Argentina. Argentina. |
DS04 – Acciones en redes sociales | |
PRATA | Competitors’ sale, de Grey Brasil/Sugarcane Filmes dirigida por Igor Selingarde, para Volvo de Volvo Brasil |
PRATA | El cocacolero de la final, de Grey Argentina/Fight Films dirigida por Marcelo Szechtman / Juan Mountford, para Coca Cola de Coca-Cola Argentina. Argentina. |
BRONZE | El discurso del rey, de PS21/ dirigida por , para KFC de KFC Restaurants España. España. |
BRONZE | Facing a hater, de Santo Buenos Aires / Digitas/Anonymous Content dirigida por , para Sprite de Coca-Cola Argentina. Argentina. |
BRONZE | Giving songs, de De La Cruz & Asociados/ dirigida por , para Giving Tuesday de Giving Tuesday. Puerto Rico. |
BRONZE | Miles for the people, de Grey Brasil/ dirigida por , para Reclame Aqui de Reclame Aqui |
BRONZE | Perfiles de inclusión, de HOY/Mama Húngara dirigida por Mariano Nante & Santiago Franco, para Linkedin de Linkedin. Argentina. |
PRATA | Tu logo aquí, de Almap BBDO/Cine Cinematográfica dirigida por Cris Vida, para Guaraná Antartica de AmBev Brasil |
PRATA | Volá con nosotros, de Grey Argentina/Casta Diva Buenos Aires dirigida por Jony Perel, para FlyBondi de FlyBondi. Argentina. |
DS05 – Influencer | |
OURO | #GoEqual, de Africa/ dirigida por Rodrigo Pirim, para Go Equal Movement de Go Equal Movement |
BRONZE | Elige Bigotes, de LOLA MullenLowe/ dirigida por , para Pescanova de Pescanova. España. |
BRONZE | LifeStreams, de Wunderman Thompson Lima/Voing Studio dirigida por Henry De La Cadena, para Fundación Peruana De Cáncer de Fundación Peruana de Cáncer. Perú. |
BRONZE | Tu logo aquí, de Almap BBDO/Cine Cinematográfica dirigida por Cris Vida, para Guaraná Antartica de AmBev Brasil |
PRATA | Turning hate into songs, de Santo Buenos Aires/Anonymous Content dirigida por , para Sprite de Coca-Cola Argentina. Argentina. |
DS06 – Viral Marketing | |
PRATA | Calma, de DDB Latina Puerto Rico/1/4 Productions dirigida por , para Medalla de Cervecera De Puerto Rico. Puerto Rico. |
PRATA | Familiarizados, de McCann España/Harry dirigida por Dionisio Naranjo, para Ikea de IKEA España. España. |
BRONZE | The longest live streaming ever, de Nossa?/Nossa? dirigida por André Almeida, para WWF de WWF Portugal. Portugal. |
BRONZE | Tu logo aquí, de Almap BBDO/Cine Cinematográfica dirigida por Cris Vida, para Guaraná Antartica de AmBev Brasil |
BRONZE | Turning hate into songs, de Santo Buenos Aires/Anonymous Content dirigida por , para Sprite de Coca-Cola Argentina. Argentina. |
DS07 – Videos online | |
PRATA | COMA – A GettyImages original series, de Almap BBDO/Stink Films dirigida por Squarehead / Cassiano Prado, para Getty Images de Getty Images Brasil |
PRATA | El tiempo que nos queda, de Leo Burnett España/Tesauro dirigida por Felix Fernandez de Castro, para Ruavieja de Pernod-ricard España. España. |
OURO | Héroes de hoy, de DDB España/Garlic Films dirigida por BRBR, para Iberia / Correos / Telepizza / LaLiga / 11811 / Baviera de Iberia España / Correos / Telepizza España / LaLiga / 11811 / Baviera. España. |
PRATA | Mi primer sujetador, de /Madre Mia Filmes dirigida por Rafael Damy, para Associação Nacional De Travestis E Transexuais – ANTRA de Associação Nacional De Travestis E Transexuais (ANTRA) |
DS08 – Branded Content | |
PRATA | COMA – A GettyImages Original Series, de Almap BBDO/Stink Films dirigida por Squarehead / Cassiano Prado, para Getty Images de Getty Images Brasil |
BRONZE | El cocacolero de la final, de Grey Argentina/Fight Films dirigida por Marcelo Szechtman / Juan Mountford, para Coca Cola de Coca-Cola Argentina. Argentina. |
BRONZE | I love you hater, de Santo Buenos Aires/Anonymous Content dirigida por , para Sprite de Coca-Cola Argentina. Argentina. |
DS09 – Tecnología | |
BRONZE | Accessibility mat, de GTB Brasil/Paranoid dirigida por Sala 12, para Ford de Ford Brasil |
BRONZE | Aproxime – impossible mascots, de WMcCann/MediaMonks dirigida por , para Mastercard de Mastercard Brasil |
BRONZE | El mensaje de María, de Wunderman BA/Ladoble dirigida por Esteban Sapir / Martin Donozo, para Movistar de Movistar Argentina. Argentina. |
BRONZE | History blocks, de Africa/Hungry Man / Asteroide Filmes dirigida por Fabio Pinheiro, para Unesco de Unesco Brasil |
PRATA | La traffic jam Whopper, de We Believers/Central Films dirigida por Kane Kwik, para Burger King Delivery de Burger King México. México. |
PRATA | Pay per beer, de Africa/Primo dirigida por Santi Dulce, para Brahma de AmBev Brasil |
DS10 – Uso de data | |
BRONZE | Descuento en subida, de Tribal Worldwide Brasil/Ça Va Art dirigida por , para E-Moving de E-Moving |
OURO | El tiempo que nos queda, de Leo Burnett España/Tesauro dirigida por Felix Fernandez de Castro, para Ruavieja de Pernod-ricard España. España. |
BRONZE | La traffic jam Whopper, de We Believers/Central Films dirigida por Kane Kwik, para Burger King Delivery de Burger King México. México. |
BRONZE | Listen to the ocean, de Africa/Stink Films dirigida por Douglas Bernardt, para Corona de AmBev Brasil |
DS11 – E-commerce | |
BRONZE | Historiales con historia, de Wunderman BA/Rebolución dirigida por Sebastián López / Julieta García Casalia, para Mercado Libre de Mercado Libre Argentina. Argentina. |
BRONZE | Judgeable covers collection, de Africa/ dirigida por , para E-Galaxia de E-galaxia |
GP | Pay per beer, de Africa/Primo dirigida por Santi Dulce, para Brahma de AmBev Brasil |
PRATA | Personas que son destinos, de Aeroméxico/Say Yes / 3rd Eye dirigida por Hernán Almar, para Aeroméxico de Aeroméxico. México. |
Além de Digital & Social, o festival revelou os vencedores das categorias Conteúdo, Creative Data, Design, Inovação, Media, Produção Digital e Sustentável.