A Africa apresentou nova estrutura do departamento comandado por Aga Porada, VP de Mídia, Dados e Performance. Segundo a agência, as mudanças fazem parte do plano de atualização da área, que visa torná-la apta aos contínuos movimentos do mercado, além de proporcionar um melhor diálogo com os demais departamentos da agência.
Nesse sentido, a agência passa a diferenciar três pilares que, interligados, compõem o departamento — Client Facing, Intelligence e Madagascar.
Client Facing é o núcleo dedicado à interface com os clientes da agência cujo objetivo é a geração de negócios. Nele, os times trabalham em conjunto com o planejamento e a criação das respectivas contas, com um escopo de disciplinas que vão de comms planning e planejamento de mídia à análise de resultado de campanhas e projetos, essa última realizada por profissionais de BI também dedicados às contas e com a ajuda dos especialistas responsáveis pela manutenção do Data Lake da agência.
Na prática, a nova estrutura permite aos profissionais do núcleo uma postura mais proativa frente aos clientes com a proposição de novos negócios, e fica dividida em dois subgrupos de clientes, cada um liderado pelas Diretoras Gerais de Mídia Luciana Prado e Heloisa Lima.
Já Intelligence tem como foco o planejamento de mensuração, desenvolvimento de metodologias híbridas de aferição, tanto de offline quanto online, e pesquisa de mercado em busca de oportunidades de negócios.
Assim como em Intelligence, a Madagascar também atua de forma transversal com a missão de centralizar e potencializar a gestão, análise de dados e performance de mídia, ao mesmo tempo que é ponto de referência de conhecimento em AdTech, dando suporte, capacitando e inspirando toda a agência. Ela também é aliada ao time criativo em termos de sugestões de novos canais, veículos e formatos de mídia.
A liderança do núcleo fica a cargo de Danielle Laterza, profissional com experiência em operação de ferramentas ad tech e recém-chegada da Globo, onde ocupava o cargo de gerente de performance. Sua equipe é composta por especialistas de todas as ferramentas de compras que passam a ser os porta-vozes de todos os veículos de comunicação.
A estrutura é norteada por um mindset híbrido, com a divisão de profissionais especialistas por disciplinas – e não canais de compra – como a de vídeo, que engloba tanto TV quanto online, e mídia gráfica, que trabalha tanto mídia impressa e OOH como mídia gráfica digital, entre outras.
Juntos, os três núcleos compõem o novo departamento de Mídia, Performance & BI da agência, que tem como premissa a atualização constante das novas formas de se olhar para o consumidor, levando em consideração o dinamismo do mercado e da própria sociedade.