Sócios e presidentes da Africa, Sérgio Gordilho e Márcio Santoro afirmaram em entrevista ao propmark que a Africa volta com tudo à disputa por Leões na próxima edição do Cannes Lions. “Vamos entrar para valer. Investir pesado para mostrar um trabalho relevante e conquistar prêmios”, ressaltaram.
Quando fundada, em dezembro de 2002, a Africa adotou como uma de suas premissas ficar fora da disputa por troféus nas competições publicitárias. Logo ela, fruto de uma sociedade comandada por Nizan Guanaes – o homem que esteve por trás do primeiro GP brasileiro em Cannes, conquistado em 1993, com a DM9DDB, com anúncio para o Guaraná Antarctica; e também dos dois primeiros títulos de Agency of the Year para o país, em 1998/99, para a mesma DM9.
Em 2005 e 2006, a agência chegou ser patrocinadora master do Cannes Lions, mas sem entrar na disputa por Leões. Essa barreira foi quebrada no ano seguinte, quando resolveu que iria investir forte na área de Cyber Lions. Os resultados vieram e, com um Leão de prata e quatro de bronze, a agência ficou em segundo lugar na disputa do título de Interactive Agency of the Year, perdendo apenas para a Crispin Porter + Bogusky.
Vale lembrar que, desde o início do ano, a Africa tem investido forte na contratação de renomados criativos, mas para ocuparem cargos de redator e diretor de arte, e não assumir a diretoria da área – ma forma de mostrar que querem profissionais como Eugênio Mohallem e Ricardo Chester, recém-chegados à equipe, se envolvam completamente no dia a dia do trabalho. O próprio Gordilho e Eduardo Martins, outro profissional que já comandou a criação de algumas das maiores agências do país, também integram o time criativo da agência.
Além de Nizan, Gordilho e Santoro, completam a sociedade da Africa o vice-presidente de mídia Luiz Fernando Vieira e a vp financeira e administrativa Olívia Machado.