Claudio Kalim, diretor-geral da Africa ZeroNo escritório da Africa Zero, em São Paulo, o que se vê são espaçosas mesas onde as ideias são compartilhadas. Um modelo de trabalho focado em grandes empresas que ainda não são grandes anunciantes – mas estão no caminho. Lançado em 2013 como braço da Africa, o projeto, que nasceu com três clientes, hoje já conta com 15, sendo dois deles recém-conquistados: Cyrela e Bacardi.

O diretor-geral da Zero, Claudio Kalim, acredita que a evolução do projeto é baseada em dois pilares. Primeiro, o atendimento muito próximo das contas, acompanhado inclusive por Nizan Guanaes, presidente do Grupo ABC, que atua diretamente na gestão dos clientes. E segundo, por ser um modelo que possibilita às marcas menores, com budgets menores, contarem com a expertise da Africa.

“No primeiro ano, estávamos ajeitando a operação e, no segundo, tivemos  um momento de consolidação. Começamos 2014 com três clientes e terminamos o ano com 13. Neste ano, já crescemos e, mesmo com os desafios do mercado, temos perspectivas boas de crescimento”, revela Kalim. “A Africa Zero tem as mesmas coisas boas das grandes agências do país. O que a gente tem de diferente é estar muito próximo dos clientes, isso dá rapidez, confiança, a gente não tem medo de errar, e a gente tem ainda o Nizan muito presente, acompanhando tudo muito de perto. A visão dele, que vai muito além da propaganda, de pessoa de comunicação, é algo muito importante para os clientes da Africa Zero”, acrescenta.

Estratégias de comunicação para além da publicidade, aliás, é o que buscam os clientes da Africa Zero. Segundo Kalim, projetos de relações públicas estão entre os mais realizados pela agência. “A valorização da notícia a partir de algo, de um evento, como fazer isso reverberar mais, tem funcionado bastante”, ressalta o executivo, lembrando que o investimento em RP nem sempre é menor. “Na maioria das vezes é, mas nós somos advisers de comunicação, se a melhor solução for um anúncio em TV ou revista, a gente volta o trabalho para isso. Mas se a gente vê que o melhor é fazer um evento ou uma estratégia de PR ou participar de um evento, a gente leva isso para nosso cliente”, detalha o executivo, que atua no Grupo ABC há dez anos e, antes de assumir o comando da Zero, dedicava-se à área de Novos Negócios da Africa.

Clientes

Além dos clientes fixos, o modelo da Africa Zero permite atender jobs, como o recém-conquistado projeto para a área institucional da Qualicorp. Entre outras novidades, estão a Bacardi e a Cyrela, que acabam de iniciar trabalho com a agência, além da Dr. Oetker, conta conquistada este ano. Atualmente, a equipe da Zero conta com aproximadamente 50 profissionais, atendendo clientes como Embraer, Bimbo, Braskem, Editora Globo, Leader, entre outros.