O projeto “@Rio365 – Um documentário fotográfico” lançará o livro da sua 2ª edição no próximo dia 2 de setembro, no Centro Cultural Light, no Rio de Janeiro. A noite de autógrafos coletiva reunirá 169 autores selecionados e outros 12 que escreveram textos sobre o processo de construção desta obra colaborativa. O projeto é da AG365 agência fundada por André Galhardo e Flavio Bidoia, a partir do aprendizado gerado pela primeira edição do   @Rio365. O objetivo da dupla é colocar o conteúdo colaborativo no centro da experiência das marcas, mantendo-as ativas 365 dia por ano. A equipe trabalha em rede e é formada por curadores, diretores de arte, editores, produtores, planejadores e profissionais que ajudam a criar ações de comunicação sob medida para empresas.

Ao longo de 365 dias, qualquer um podia participar, gratuitamente, com seu perfil na rede social, da experiência colaborativa no Instagram. Através do @Rio365, foram propostas missões fotográficas semanais com temas diversos. Entre as imagens selecionadas para o livro, estão algumas que destacam a transformação pela qual a cidade vem passando no último ano, principalmente por conta das obras de preparação para os Jogos Olímpicos de 2016. Há também registros de fatos importantes que marcaram esse período, como a Copa do Mundo, por exemplo.

 

A seleção das fotos para o livro é feita por uma equipe de curadores, que promove as missões em suas redes pessoais e seleciona, diariamente durante 365 dias, os melhores cliques. No total, foram propostas 52 missões ao longo desta 2ª edição. Além do Instagram, o projeto acontece simultaneamente em outras redes, como no blog Tumblr, Twitter e também pela fanpage do Facebook. Ao todo, o “@Rio365 – Um documentário fotográfico” reuniu, desde a sua primeira edição, 10 mil participantes, que taguearam cerca de 150 mil fotos da cidade do Rio de Janeiro. A obra já está em pré-venda no site da Imã Editorial e, em breve, estará nas livrarias do Brasil.

O patrocínio é da Light e da Secretaria de Estado de Cultura do Rio, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro, com apoio institucional da Superintendência de Museus do Estado. A concepção e curadoria geral do projeto “@Rio365 – Um documentário fotográfico” é de André Galhardo, fotógrafo, diretor de arte e sócio da AG365.