Com tecnologia do Massachusetts Institute of Technology (MIT) e parceria de startups brasileiras, a Agência3 lança uma  divisão de negócios para levar inovação a seus clientes. Batizada de Hackerspace3, a unidade inicia as operações a partir desta terça-feira (15), e já tem quatro projetos de open innovation em andamento. Eduardo Barbato (foto), vice-presidente de estratégia da Agência3, diz que o projeto surgiu da necessidade de ampliar e reinventar o papel da agência de publicidade diante das novas demandas dos clientes.

“O negócio comunicação está mudando. Vamos usar a expertise da agência de pensar em ideias para o cliente para desenvolver projetos além da propaganda. Queremos ajudar a criar produtos inovadores que gerem valor para o cliente. Estamos preparando nosso mindset para a comunicação do futuro”, diz.

O Hackerspace3 vem sendo desenvolvido há um ano e meio e já tem como principal parceiro a Innvent – Innovation & Venture, um grupo de 15 startups, com 200 pessoas, que tem como carro chefe a consultoria de gestão e riscos Elo Group. Além da Innvent, participam do projeto outras startups como a SINGU.com, de Tallis Gomes, fundador do Easy Taxi.

Segundo Barbato, todos os trabalhos realizados pela nova divisão serão feitos em regime de coworking com alguma startup parceira. A metodologia adotada irá misturar conceitos do “Disciplined Entrepreneurship – 24 Steps to a Successful Startup”, do MIT , e de Human-Centered Design [HCD], da Ideo, para a concepção da ideia.

A unidade terá uma equipe fixa de profissionais seniores da agência e das startups participantes do projeto, mas, para cada trabalho, serão formados times de até oito pessoas que contarão também com profissionais de outras áreas da agência e de representantes da empresa contratante. O passo a passo do trabalho segue toda a metodologia do MIT, segundo explica Barbato.  O Pré trabalho começa com uma ideia nascida no cliente, na startup parceira ou na agência. A ideia passa por uma aprovação da equipe fixa da unidade , os chamados “Mindhackers”. Se aprovada, segue para desenvolvimento.

“Começamos na ideia e entregamos o protótipo pronto, elencando possíveis ‘compradores’. O Hackerspace3 não quer levar inovação pela inovação. A unidade tem que gerar negócio novo para o cliente”, diz Barbato. 

A parceria com as startups é baseada em uma relação ganha-ganha. Elas entram com suas expertises para contribuir com conhecimento em projetos de inovação para os clientes da agência. Esta, em troca, criará campanhas, desenvolverá posicionamento de marca e auxiliará as startups na estratégia comercial e approach a grandes marcas. Os projetos também serão produzidos em modelo de “revenue Share”.  

A nova unidade será apresentada nesta terça-feira, em evento fechado para convidados no Cinépolis Lagoon, no Rio de Janeiro, e no World Trade Center, em São Paulo, na quarta (14). Neles haverá palestras dos executivos Tallis Gomes, fundador da Easytaxi, e deo Roni Cunha Bueno, fundador da Aceleradora Orgânica. Em São Paulo, também haverá a participação do Adriano Silva, autor do livro “O Executivo Sincero”.