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Como ativação da 5ª edição do Prêmio Desafio Estadão Cannes, o jornal entregou para algumas das principais agências brasileiras um escudo de madeira para ser customizado.

O desafio era para que cada uma criasse o brasão de seu reino e agora é possível eleger a peça mais criativa. A votação está oficialmente aberta no perfil do Estadão no Mercado Publicitário.

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O nome do vencedor será divulgado no início de abril. Além da eleição, todos os brasões participarão de uma exposição, que acontecerá durante almoço com os vencedores desta edição do prêmio, ainda sem data definida. A votação vai até dia 05 de abril.

As Agências AlmapBBDO, Africa, Artplan, BETC/HAVAS, Dentsu, DPZ&T, F.Biz, Grey, JWT, Leo Burnett Tailor Made, Lew’LaraTBWA, mcgarrybowen. Ogilvy, Publicis, REF+, Talent, VML, Weber Shandwick, WmMcann e Y&R participaram da ativação proposta pelo Estadão.

Conceitos criativos

Confira os brasões de cada agência e a defesa dos conceitos criados a seguir: 

AFRICA: Um brasão feito com garra. Porque aqui na Africa, todo trabalho é assim.

ALMAPBBDO:  no dicionário existem alguns significados para a palavra alma. O meu preferido é este: Alma (s.f.): Composição imaterial de uma pessoa que perdura após sua morte; espírito. Há outra coisa imaterial que perdura após a morte, se chama legado. O legado não pode ser comprado, nem vendido. Legado é construído com trabalho. O legado é uma extensão da alma. Uma alma ruim terá um legado ruim e uma alma boa terá um legado bom. Não há como fugir disso. Uma vez que o trabalho representa boa parte do tempo de nossas vidas, façamos uso deste tempo de forma pensada e com brilhantismo. Assim nosso legado será positivo e o tempo finito não será desperdiçado. No lugar onde trabalho nós temos um mantra. Pense antes de fazer. E nós pensamos mesmo, pensamos muito. O historiador e educador americano Alfred Whitney Griswold costumava dizer: “A única arma eficaz contra ideias são ideias melhores”. Queremos que nosso legado seja este, ideias melhores que as que estão por aí. Assim, a busca por uma nova ideia para este trabalho nos levou onde tudo é velho, o ferro-velho. É incrível assistir a um trabalho ganhando forma quando você põe seu espírito nele. E se o espírito for forte, até um pedaço de madeira e sucata pode criar vida. Vida é movimento, alma é a energia do movimento, energia é resistência e resistência é um legado. Esta obra não fala apenas da AlmapBBDO, mas também das pessoas aqui dentro. Que resistem. Que pensam. Que dão alma.

ARTPLAN: Nosso Brasão, à primeira vista, destaca as cores da Casa Artplan. Quando o vemos em detalhe, cada divisão é uma menção aos quatro povos de nosso reinado. A infantaria do Atendimento, nossa linha de frente sempre à postos para defender ideias com seus escudos; os arqueiros da Mídia, conhecidos por seu alcance e precisão; os magos do Planejamento, famosos por suas estratégias e soluções; e nossos cavaleiros da Criação, nossa maior força de ataque, sempre acompanhada de seus fiéis leões.

BETC/HAVAS: Saudação ó nobre Estadão, Cá, na BETC HAVAS, nos batizamos de colmeia, E servimos a um único rei: a ideia Um reino que percorreu Da França ao oriente E que não veio parar no Brasil Tão de repente. De lutar pelo melhor Não vamos desistir jamais Até porque prêmio bom Só o bom vento não traz Junto deste pergaminho, mandamos um presente do nosso guardião. Guardem e honrem o nosso brasão.

DENTSU: A Dentsu Brasil tem o Japão na sua origem. Por isso decidimos misturar as duas culturas no nosso brasão. Você sabe o que é Sampuru? É o costume nipônico de expor réplicas de comida na porta dos restaurantes, usado há anos para atrair os clientes. Já o Maneki Neko é o famoso gatinho acenando que representa sorte, felicidade e prosperidade. Lá, ele também é colocado nas portas como forma de atrair os visitantes. Assim, nosso brasão faz uso da culinária, da estética e dos costumes japoneses para representar o que o brasileiro tem de melhor: a hospitalidade. Seja muito bem-vindo à Dentsu Brasil. Aceita uma xícara de café? Ou, quem sabe, uma dose de saquê? Mais que um brasão, esse é um convite.

DPZ&T: Em cima da temática medieval proposta pelo Desafio Estadão, pensamos em um brasão que unisse em uma só simbologia tanto o ancestral e o milenar quanto o moderno. Algo que transcende e inspira o dia a dia na DPZ&T e remete aos princípios da própria agência. Ao mesmo tempo, o lema “Aethica et Aesthtica” em nosso brasão não esquece o legado das letras que estabeleceram padrões, mudaram a história da propaganda brasileira e sempre demonstraram uma obsessão pelo craft em tudo que entregamos. É a expressão máxima do que as marcas querem ser e um ponto fundamental no processo de transformação dos negócios dos nossos clientes.

F.Biz: Essa história começa 20 anos atrás. Quando a Internet ainda era novidade, surgia O Fulano, site do que hoje chamam de conteúdo. Em 2001 viramos produtora digital, 2006 agência digital e 2014 agência integrada. Cada vez menos presos com o formato e com mais fluidez para acompanhar as mudanças da cultura, tecnologia e das pessoas. De O Fulano virou Fulano Business até chegar na F.biz, a única coisa que ficou igual é que continuamos mudando. Com toda essa bagagem, fechamos 2018 como a agência que mais cresceu em compra de mídia, segundo o Kantar Ibope Media. Também alcançamos resultados fantásticos no Agency Scope: a mais exemplar dentre as integradas, a 1ª em capacidade digital, número 1 em Data Analytics e um atendimento comprovadamente 100% aprovado pelos nossos clientes. Lembrando das nossas origens de digital no começo da Internet, trazemos de volta o QR Code.

GREY: O brasão de um reino representa sua história. E no reino da Grey, história boa pra contar é o que não falta. A começar pelas alianças com reinos não-tão-distantes-assim, que a cada ano que passa se multiplicam: Devassa, Pantene, Gillette, Downy, Itambé, Sekron,, Volvo, Reclame Aqui, XP Investimentos, GSK, Record… Reinados que deixaram suas marcas na nossa trajetória e, claro, no nosso brasão também. Mas não é só de alianças que vive a Grey. Nosso brasão também representa a nossa Flora, que desabrocha todo fim de tarde na forma de frutas para todos os súditos desse imenso feudo, e a nossa Fauna, representada pela alcatéia de leões que aparece todo mês de junho. Representa também, claro, de quem rege brilhantemente todo esse reino do alto da torre mais alta da Chucri Zaidan: nossa Woman to Watch. Mas pra descobrir todas as histórias escondidas em nosso brasão é preciso um olho treinado. Será que você está apto a esse desafio real?

LEO BURNETT TAILOR MADE: A maçã e o lápis são os principais símbolos do Reino Leo Burnett. A maçã foi utilizada pelo nosso fundador para recepcionar todos que foram na inauguração da sua agência, em meio a Grande Depressão. Por ser considerado louco de abrir uma agência em meio à crise, foi ironizado com artigos que diziam que logo o Leo Burnett teria que vender maças para ganhar dinheiro. E cá estamos! Hoje, a maçã está presente na recepção de todos os escritórios da Leo Burnett no mundo, dando boas-vindas a quem vem nos visitar. O lápis Alpha 245 era um artigo típico de alfaiates, que dava mais firmeza nos traços feitos a mão. Estas são nossas armas contra a mesmice e as ideias ruins, nos fazendo avançar cada vez mais na criatividade e inovação.

LEW’LARA/TBWA: Regra. Normalidade. Monotonia. Questionamento. Ruptura. Quem diria? Provocação. Revolução. Dia após dia. Força. Arte. Poesia. Enquanto uma mão desenha manifestações que questionam toda e qualquer convenção, que a outra venha num solo digno de desmaio. Por vezes, é preciso apagar por uns instantes para enxergar o mundo sob outra ótica.

MCGARRYBOWEN: Na hora de pensar no brasão que representa quem somos e cultura, lembramos do lema criado por John McGarry e Gordon Bowen quando fundaram a agência: Bring Us Your Biggest Problem. É isso que falamos para nossos clientes, estamos sempre aqui para ajudar com o que eles precisam, não importa o tamanho. Desafios estão no nosso sangue. Então nada mais simbólico do que mostrarmos um dos maiores desafios da humanidade: o famigerado Cubo Mágico. Ele representa o tipo de problemas que queremos solucionar, algo que a princípio parece impossível, mas que com determinação, pensamento estratégico e muito foco, é possível solucionar. Esse é nosso brasão.

OGILVY: A ideia do brasão foi materializar a sensação de quando se cria algo, presente no nosso dia a dia aqui. Ver as ideias crescerem. Arte feita em xilogravura, gravado em papel craft e finalizado com cola.

PUBLICIS: Criatividade é um processo que exige bastante coragem. Para seguir em frente na exploração de territórios desconhecidos. Para entender diferenças sociais, culturais e provocar discussões. Para questionar convenções e romper padrões de mercado. E coragem é algo que todo leão tem de sobra. Mas além dessa valentia, é preciso ter leveza. Com responsabilidade para encarar grandes desafios. E bom humor para se expor na procura do inédito. Por isso, mais do que um leão, é preciso ter alma de filhote. E ter a convicção que todo dia traz um novo aprendizado. Nosso brasão representa esse espírito inquieto. Do filhote que quer se divertir e aprender. E do leão que não tem medo de errar.

REF+: Inspirado em um escudo Viking, nosso brasão foi produzido artesanalmente por amadores determinados. Furadeira, parafusos, bolas de bilhar, cola, tinta spray e muita, muita dedicação foram necessários para concluir esta obra de arte. Com a inclusão das bolas amarelas, ressignificamos a nossa tagline “Art&Science”. O amarelo escorrido das bolas representa a arte que, literalmente, transborda em cada um de nós sempre que focamos nas missões que nos são atribuídas e as cinco bolas amarelas flutuantes representam a ciência, que é um dos pilares do nosso reino e que está presente em todas as entregas da agência.

TALENT: A Talent Marcel nasceu com um símbolo heráldico secular. O leão da Talent Marcel é o leão de Judah. De origem hebraica e cristã, ele é o símbolo nacional da Etiópia e de Haile Selassie, e por isso se tornou também símbolo da religião rastafári na Jamaica. O leão de Judah representa o escolhido, o rei, aquele que guia. O símbolo da Marcel francesa se encaixa bem à história da Talent e foi bem-vindo à nossa marca. O brasão é o que a Talent é hoje. Temos o ouro da tradição, dos nossos valores e da nossa história, e sobre isso o grafite da nossa modernidade. Temos passado, temos futuro, e isso é simples para nós. É o nosso dia a dia.

VML: Recebemos um brasão de madeira e, junto com ele, um desafio: criar algo que represente a essência da VML. Mas pela forma como encaramos nosso papel nesse mercado, não há nada físico e imutável que nos represente. A forma de se comunicar e chamar a atenção das pessoas muda a cada minuto, está sempre em transformação. E a gente também. Por isso, reduzimos nosso brazão a pó e colocamos ele dentro de uma ampulheta, para transformar esse pedaço de madeira no que melhor nos representa: o tempo. Usando ele com sabedoria e aprendendo rápido com todas as mudanças que ele traz, ajudamos a criar, todos os dias, marcas conectadas e ideias atemporais.

WEBER SHANDWICK: Qual é o problema que temos para resolver? É uma pergunta simples, mas poderosa. Porque em um mundo interconectado, cada vez mais complexo, movido por dados e alimentado tecnologicamente, empresas e organizações enfrentam uma série de problemas. Problemas de comunicação. Problemas de negócios. Problemas humanos. Problemas são a variável que devemos atacar. Para transformar nosso trabalho, o relacionamento com clientes e nos distinguirmos dos concorrentes. A solução para o X é o que precisamos entregar para os clientes. Por isso apresentamos uma gama de soluções. Nossas soluções são ancoradas em 4 pilares: –         Inteligência de Dados –       Inovação Digital – Insights Tecnológicos – Pesquisa e Desenvolvimento de Mídias O brasão representa nossa missão.

WMCCANN: #WMGUERREIROS A maior riqueza de um reino não é um imenso cofre cheio de moedas de ouro, relíquias de prata e joias preciosas protegidas por um dragão, mas, sim, as pessoas que fazem dele um lugar próspero. O brasão é o símbolo de um reino. Cada elemento tem um significado que conta a história desse lugar e, em sua origem mais remota, era usado para contar grandes feitos de guerreiros lendários. Aqui no reino da WMcCann, todos são grandes guerreiros que lutam e contribuem, cada um de forma única e especial, para o sucesso de todos os nossos trabalhos. Representar todos esses guerreiros em um brasão seria impossível, por isso o transformamos em um portal que os levará a conhecer melhor a nossa essência. O fotógrafo Zarella Neto e o maquiador Emerson Murad, inspirados na arquetípica pintura corporal, que data de mais de 50.000 anos, revelaram a alma guerreira de nosso povo em um ensaio fotográfico digno de um grande reino. Escaneie o nosso brasão com seu smartphone ou acesse www.wmccann.com/guerreiros e conheça o Reino da WMcCann.

Y&R: Muitos escudos usam animais como símbolos, por isso optei por esse caminho. Tentei pensar em algum que passasse a ideia de força, já que a Y&R existe há tanto tempo e continua sendo uma agência relevante no mercado. Como a agência começou em uma região em que existem ursos-negros nos EUA, fez sentido usar no nosso brasão.

Na página oficial do prêmio não há defesa de conceito da JWT.