As agências AKQA, Cubocc, Dentsu International Brasil, Gana, Grey, Mooc, Mutato, News Vegas, Publicis e Soko se uniram para criar o Observatório da Diversidade na Propaganda, entidade setorial que visa unir o mercado na construção de compromissos, metas e programas educativos com a missão de acelerar a inclusão deste grupo na publicidade nacional.
Com o objetivo de garantir e ampliar a presença de pessoas LGBTQIAP+ no mercado de propaganda brasileiro, a iniciativa pretende ir além de dar visibilidade para a representação de pessoas LGBTQIAP+ nas campanhas publicitárias, mas, principalmente, à presença desses profissionais na criação desses conteúdos e espaços de decisão.
A iniciativa tomou corpo a partir da união de lideranças de agências, comitês de diversidade, anunciantes e plataformas, em abril, em oposição ao Projeto de Lei 504, que tramitou na Assembleia Legislativa de São Paulo e foi enviado às comissões após pressão de diversos setores.
Segundo Ariel Nobre, publicitário, ativista LGBTQIAP+ e consultor responsável por conduzir a materialização da iniciativa, para o mercado, a PL504 significou uma ameaça à liberdade de expressão mas, para a comunidade LGTBQIAP+, o que está em jogo é o direito de existir. “Por isso, a fundação do Observatório da Diversidade na Propaganda é um marco no mercado publicitário. Temos a oportunidade de unir, pela primeira vez, as lideranças em torno de uma iniciativa que visa garantir não só nossa existência nas campanhas mas, principalmente, de acelerar nossa inclusão como profissionais que somos”, diz.
Nas próximas semanas, as empresas fundadoras se reunirão para validar o plano de ação, e ao longo dos primeiros três meses, as associadas devem aprovar um plano de metas para direcionar a empregabilidade, consolidação de lideranças e disseminação da cultura LGBTQIAP+ no mercado publicitário.
O trabalho deve contar também com o apoio de uma consultoria especializada, e o objetivo principal é direcionar todo o mercado para a viabilização de ambientes mais diversos, inclusivos, plurais e com metas tangíveis.
Além das agências fundadoras, o Observatório tem o suporte de outras agências e entidades patrocinadoras e apoiadoras. Dentre as patrocinadoras estão CB+P Brasil, IPG Mediabrands Brasil e Suno United Creators; e dentre as apoiadoras estão as agências AlmapBBDO, África, Artplan, B&Partners, Brunch, MediaMonks + Circus, DPZ&T, FBiz, FCB Brasil, Gut, Ogilvy, SunsetDDB, Wieden+Kennedy, VMLY&R e WMcCann. O órgão setorial tem o apoio institucional da ABAP de consultorias como Mais Diversidade e Indique uma Preta.
Todas as agências que aderirem ao órgão, recebem o selo de “Empresa Aliada” e têm dois anos para apresentar seus resultados e avanços na inclusão LGBTQIAP+ a partir das diretrizes definidas em conjunto pelo Observatório.