Para relembrar o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, comemorado na quarta-feira (3), o P&M convidou sete agências a refletirem sobre o tema com a criação de anúncios especiais. Durante esta semana, o site do P&M vai destacar os anúncios criados pelas agências convidadas:
A Publicis assina peça que relembra a época da ditadura no Brasil, iniciada em 1964 e que estendeu até o começo da década de 80, quando havia censura do Estado sobre os veículos de comunicação. O anúncio criado é uma reportagem de jornal com o título de uma receita de bolo e uma cena de policiais reprimindo a população, uma alusão à época da censura, onde os jornais publicavam receitas em vez de notícias.
A peça criada pela JWT mostra a palavra liberdade sobre uma textura de papel e, ao lado, uma borracha, como se alguém tivesse tentado apagar as letras. A frase que complementa o anúncio é: “Só uma imprensa forte garante a notícia”.
A Talent reforça a tese de que só se percebe a falta de liberdade de imprensa quando deixamos de tê-la. O anúncio traz uma frase atribuída ao General Emílio Garrastazu Médici, presidente do Brasil em 1973, auge da ditadura militar: “Sinto-me feliz todas as noites, quando ligo a televisão para assistir ao jornal. Enquanto as notícias dão conta de greves, agitações, atentados e conflitos em várias partes do mundo, o Brasil marcha em paz, rumo ao desenvolvimento. É como se eu tomasse um tranqüilizante, após um dia de trabalho…”.
A Giovanni,FCB traz peça com duas mãos tentando esconder uma notícia de jornal.
A Avalanche Law e Kenneth utilizou a idéia dos pincéis atômicos preto e amarelo para justificar que “um mesmo gesto pode mudar a história”. O anúncio tem a frase: “Dia Mundial da Liberdade de Imprensa. Comemore mas fique atento”.
A F/Nazca S&S mostra o mapa do mundo preenchido por “smiles”, com a mensagem: “O mundo é lindo. A imprensa é que atrapalha contando a verdade”.
A DM9DDB traz a imagem de um garoto de terno e a frase: “Você acredita em tudo que dizem? Que gracinha”. O anúncio termina com o seguinte texto: “Hoje, a liberdade de imprensa é uma realidade. Todo mundo pode e é livre para expressar a sua opinião. Tá. Mas quem garante que a opinião de alguém é a versão mais correta do fato? Pense, analise, seja crítico. Com tanto blog, site, rádio, tv, com tanta informação, você não é mais obrigado a julgar o mundo segundo a visão de alguém. Tenha sua própria visão do mundo. Cresça, e ajude a liberdade de imprensa a crescer junto com você.”