As agências de propaganda do Brasil estão otimistas para o ano de 2019. É o que mostra a pesquisa VAN Pro (Visão de Ambiente de Negócios em Agências de Propaganda), uma iniciativa da Fenapro (Federação Nacional das Agências de Propaganda).
O nível de otimismo observado para 2019 é recorde: 70,6% dos respondentes esperam um ano melhor e apenas 11,3%, pior. Os 18,1% restantes têm a expectativa de um ano igual a 2018. Esse otimismo, quando comparado ao mesmo período do ano passado é melhor (70,6 x 68,2), mas é a comparação com o último trimestre que o torna mais expressivo.
Depois de quedas sucessivas ao longo de 2018, o índice chegou a 36% e, agora, quase dobrou nesta última medição. Tal otimismo acompanha outros setores da economia. Na pesquisa Marketing Compass, realizada entre decisores de marketing de empresas anunciantes, também é possível observar expressivo índice de 79% de executivos afirmando estarem realistas e confiantes com os investimentos em marketing e comunicação.
A retomada, porém, mostra-se lenta. Os donos e diretores de agências são cautelosos quanto à melhora já no primeiro trimestre de 2019. Apenas 36,9% dos respondentes declaram esperar um trimestre melhor. Número quase igual (36,5%) aos que esperam um trimestre parecido com o anterior. A região Nordeste é a mais otimista, com nada menos de 82,3% dos respondentes esperando um 2019 melhor (zero esperando um ano pior). Entre os estados, os mais otimistas são RN e SC, com 100% e 90%, respectivamente. Quanto ao fechamento do ano de 2018, o resultado não foi dos piores: 62,5% dos respondentes declaram um ano melhor (41,8%) ou igual (20,7%).
O quadro de Concorrências, com exceção da região Centro-Oeste, onde foi um pouco abaixo, manteve-se praticamente inalterado, com índices semelhantes aos do trimestre anterior.
Quanto aos setores da economia mais promissores, a área de Serviços manteve-se a mais relevante, seguida do Comércio e do Setor Público (uma inversão de posição em relação à medição anterior).
“A propaganda reflete a motivação de outros setores da economia. Se há um otimismo nos demais setores, ele é rapidamente observado no nosso setor. O índice recorde de otimismo nos enchem de esperança por um ano melhor”, diz Glaucio Binder, presidente da Fenapro.
Desde o início de 2017, a federação começou a coletar dados de empresários de agências de propaganda de todo o Brasil, visando acompanhar trimestralmente o clima para desenvolvimento de negócios e as expectativas do setor ao longo do ano.
Os resultados obtidos nesta mostra foram coletados ao longo das 3 primeiras semanas de janeiro deste ano e refletem a performance das agências no 4º trimestre de 2018, além das perspectivas para o primeiro trimestre de 2019 e o ano de 2019, como um todo.