O dia a dia turbulento e dinâmico de uma agência de publicidade, muitas vezes, acaba intimidando alguns profissionais com potencial. Mas como identificar novos talentos? Como saber se o profissional é promissor?
Para Ana Leme, coach e diretora-geral da Talent Business, um dos fatores para entender se um talento está preparado para lidar com posições mais estratégicas é identificar se o profissional está ávido em aprender. “Precisamos identificar se há uma curiosidade pelo aprendizado, pela disciplina e pelas questões relacionadas à área de atuação. Precisamos entender o quanto o talento tem jogo de cintura e flexibilidade para lidar com a diversidade e as mudanças, se está preparado para a solução de crises e problemas”.
Ainda segundo a profissional, também é importante que o jovem talento esteja mais preparado e antenado para conversar com o consumidor. “Não há mais uma cartilha predeterminada de skills. É importante que o talento seja uma pessoa aberta e proativa, que não fique restrita apenas ao mundo da comunicação”, finaliza.
Então, com o mercado em transformação, uma nova geração de publicitários, que consegue enxergar naturalmente a propaganda atual e seus desafios, com certeza, está no caminho certo. Algumas agências do mercado apresentam seis profissionais (veja nas páginas a seguir) que ocupam posições de destaque em suas áreas de atuação e prometem fazer a diferença nas próximas décadas.
Mesmo de áreas distintas, os profissionais possuem algo em comum: o desejo de realizar um bom trabalho e serem reconhecidos neste universo.
Francis Alan – AlmapBBDO
Mineiro de 32 anos, Francis Alan começou a carreira em Belo Horizonte, na agência New360. Em 2012, fez parte da delegação do Young Lions Brazil e ganhou o seu primeiro Leão. No mesmo ano, partiu para São Paulo e começou a trabalhar na DM9, onde ficou quatro anos e ganhou diversos prêmios. Depois disso, teve passagem pela DDB São Francisco, nos Estados Unidos, e, agora, faz parte do time criativo da AlmapBBDO.
Encarar a correria do dia a dia do mercado publicitário não é uma tarefa fácil, mas Alan revela que enfrentar o papel em branco, ser bom em ideias e em execução não são seus maiores desafios. O publicitário se preocupa mesmo em manter sua essência. “Meu maior desafio é conseguir enfrentar tudo isso sem perder minha essência. Sem achar que job é mais importante que gente. Se eu perder este, não faz sentido enfrentar os outros”, afirma.
Questionado se sempre quis trabalhar com criação, o publicitário responde que sim, que desde pequeno desenhava para colocar as ideias para fora e não importava onde. “Rabiscava nas carteiras da escola, pichava meu quarto e fazia tatuagem de henna e grafite. Hoje, o negócio é na agência, mas, se precisar, ainda sai uma tattoo”, revela.
Para Bruno Prosperi, diretor de criação da AlmapBBDO, Alan faz parte da nova geração que consegue enxergar com naturalidade a propaganda atual. “Por mais de uma vez, vi o sorriso estampado no rosto do cliente enquanto apresentava um projeto criado por ele”, conta Prosperi.
Camilla Facin – DPZ&T
Antes de entrar para o time liderado pelo Chief Strategy Officer Fernando Diniz, a diretora de planejamento Camilla Facin, de 29 anos, teve passagens por agências como WMcCann, Peralta, David, F.biz e Publicis. Mas engana-se quem pensa que a profissional já começou na área de planejamento. Foi como redatora que Camilla ingressou no mundo da publicidade. “Sempre gostei de escrever, mas, depois de um tempo, percebi que gostava mais do que estava por trás. A experiência como redatora também me deixou um pouco mais crítica”, afirma.
Num mercado em constante transformação, estabelecer uma nova maneira de pensar e desenvolver soluções mais personalizadas e estratégicas é o desafio de Camilla, que revela a importância de ter um olhar integral sobre todas as coisas. “A transformação é sempre positiva e obriga as pessoas a se reinventarem. Os negócios estão mudando e o planejamento tem um papel importante nesta transformação. Temos de pensar em outros formatos e quebrar as diversas caixinhas da indústria”, conclui.
Para Fernando Diniz, Camilla é uma profissional aberta e não tem seu talento baseado apenas na diversidade de skills, pois ela tem noções de criação, planejamento e conteúdo de sobra. “O que acho ainda mais valioso nela é esse estado open minded em que sempre se mantém. E, acima de tudo, seu caráter e a qualidade das relações que ela cria, algo fundamental na construção de um trabalho mais orgânico numa agência”, afirma ele.
Eduardo Anechine – Grey
Com formação em administração de empresas pelo Mackenzie, e pós-graduação em logística empresarial pela USP, Eduardo Anechine possui mais de dez anos de experiência na área financeira em grandes conglomerados nacionais e internacionais. Mas foi em 2014 que o profissional ingressou na publicidade, ao fazer parte do time da Grey.
Para Anechine, a criatividade também permea a área financeira. “Nossos desafios em atender às demandas simultâneas, identificar e mitigar riscos, apoiar a tomada de decisão, adaptar-se ao mercado e precificar corretamente os serviços precisam ser realizados de forma inspiradora, pensando e agindo de forma criativa. Acreditamos que o cliente muito satisfeito com os nossos serviços é o nosso principal ativo para crescer da forma que esperamos”, revela.
Segundo o profissional, o atual momento econômico também trouxe maiores desafios na busca para as melhores soluções. “Na crise, tudo se transforma e é onde se encontram as novas oportunidades. A pressão é por maior consistência, frequência, velocidade de entrega e diferenciação. Além dessa oferta ser mais completa e efetivar em conversão de vendas para nossos clientes”, conclui.
Para Marcia Esteves, copresidente da Grey Brasil, Anechine é um gestor financeiro que entende de pessoas e comunicação. “Ele participa de nossa operação de forma ativa desde o início dos processos. Além de contribuir para que possamos buscar sempre as melhores soluções para nossos clientes do ponto de vista de investimento”, declara a executiva.
Juliana Spina – Ogilvy
Em uma era sem limites e barreiras, como escolher os melhores meios e veículos para a divulgação de uma campanha publicitária? Este é o desafio de Juliana Spina, 31 anos, que em junho de 2017 passou a integrar o time de mídia da Ogilvy Brasil.
Com oito anos de experiência no mercado, Juliana também teve passagens pela mcgarrybowen e Publicis.
Uma vez que o conteúdo midiático percorre múltiplas telas, novas tecnologias e diferentes espaços, Juliana se diz segura e preparada para enfrentar os novos desafios. “Usar as múltiplas telas de forma inteligente, conseguindo captar o maior número de dados para que nossos clientes possam utilizá-los a favor da própria marca, é o nosso maior desafio”, revela.
Segundo Juliana, a mídia do futuro estará mais ligada ao conteúdo e a soluções de negócios para os clientes.
“Não vejo a mídia apenas em um banner ou um comercial. Vejo ela mais linkada em uma jornada com o próprio consumidor. Preço e qualidade são importantes, mas o que mais posso oferecer para fidelizar este consumidor e me tornar relevante? O conteúdo será a melhor forma para ser eficiente para isso”, finaliza.
Para Renata Valio, diretora-geral de mídia da Ogilvy Brasil, Juliana é uma profissional jovem, mas com muita experiência no mercado. “Ela é uma profissional híbrida, consegue trabalhar tanto em campanhas online como offline. E tudo com a entrega de um trabalho sempre inovador e de qualidade”, revela Valio.
Paulo Pacheco – WMcCann
O paulistano Paulo Pacheco, de 35 anos, iniciou a carreira em 2000 como programador na agência AlmapBBDO, onde conquistou um Leão de bronze no Festival de Cannes de 2002. Especialista em produção digital e tecnologia, o profissional também teve passagens por agências como F/Nazca S&S e Sun MRM. Mas, desde 2013, atua como diretor de produção e tecnologia da WMcCann.
Trabalhando de forma integrada com outros departamentos da agência, Pacheco revela que o mercado mudou muito. “Hoje temos de dobrar os esforços para conseguir fazer inovação técnica para as ações dos nossos clientes. Quando comecei, era envolvido apenas no final do processo. Hoje, isso mudou muito, pois faço parte desde o início da ação. Ajudo a colaborar com o processo criativo ou, até mesmo, fazer com que a mídia encontre as melhores soluções”, afirma Pacheco.
O profissional revela também que outros profissionais da agência estão se dedicando a adquirir conhecimento na área digital. “Isso ajuda muito a minha função, pois consigo me aprofundar mais em questões técnicas, não apenas ficar dando suporte”, finaliza.
Segundo Marcelo Hack, vice-presidente de produção da WMcCann, Pacheco é um profissional completo, capacitado e incansável. “Se no passado falávamos de banner e website, agora falamos das possibilidades nas redes sociais, aplicativos e programática. E lá está ele, de mangas arregaçadas, imerso em tudo que possa existir de novo no digital”, afirma.
Luiz Villano – Y&R
Responsável por uma das funções mais estratégicas dentro de uma agência, o profissional de atendimento precisa ter jogo de cintura e um olhar apurado para desempenhar um bom trabalho nos dias de hoje. Luiz Villano, diretor de atendimento da agência Y&R desde 2012, sabe que essas são características fundamentais para essa função. O profissional, que possui ampla experiência dentro e fora do país, atualmente é responsável por marcas como Itaipava, Crystal, TNT Energy Drink, BIC e Danone.
Para Villano, o principal desafio da área é ter seu repertório nivelado com tudo o que ocorre em comunicação dentro de um mercado completamente em movimento. “Ter na ponta da língua a cadeia de processos internos, do mercado e dos clientes, não é mais suficiente. É preciso estar em linha com o novo mundo ou nos transformaremos em profissionais obsoletos e dispensáveis”, revela.
De acordo com o profissional, a área de atendimento está vivendo um momento de mudança, e será cada vez mais um business partner do cliente, somando seu olhar de propaganda ao conhecimento profundo do negócio para liderar mais e melhores processos dentro da agência.
Segundo David Laloum, presidente da Y&R, Villano é um dos grandes talentos da nova geração. “Além de extremamente talentoso, Villano é empreendedor e conectado com as inovações do mercado. Ele olha para os negócios do cliente como se fossem dele. A meu ver, essa é uma das qualidades imprescindíveis para fortalecer o papel consultivo das agências juntos ao seus clientes”, afirma.