Segundo um estudo elaborado pela AdYouLike, empresa especializada em publicidade nativa, o tipo de propaganda na web que fornece conteúdo durante a experiência de usuários na rede está ganhando a simpatia das agências no Reino Unido. De acordo com os dados, em questão de um ano, a confiança dos criativos e mídias em publicidade nativa cresceu de 33% para 63%.

Uma das causas do crescimento é a introdução de guias criados por players do mercado ligados ao IAB que ensinam a utilizar a ferramenta da melhor maneira possível.

O tema foi debatido no Reino Unido no ano passado quando a Oreo promoveu uma campanha com vloggers, que inseriram a publicidade nativa da empresa sem deixar claro aos internautas que aquilo se tratava de uma ação, o que contribuiu pouco para engajar consumidores. O fato levou a Advertising Standards Authority (ASA) a sugerir que a Mondelez, dona da Oreo, deixasse clara sua intenção de atrair consumidores nos próximos usos de publicidade nativa.

Ainda de acordo com o estudo da AdYouLike, 18% do orçamento de agências digitais estão reservados para publicidade nativa neste 2015, sendo que 25% disso será investido em mobile. Segundo especialistas, em plataformas mobile, consumidores tendem a ignorar mais os banners publicitários, tornando o formato de publicidade nativa mais eficiente.

Por outro lado, criativos das agências britânicas revelaram ter dificuldades no processo de execução de campanhas em publicidade nativa. Além disso, as agências de mídia declararam que as empresas anunciantes ainda desconhecem o formato.

*Com informações do Warc.com