O MIS (Museu da Imagem e do Som) de São Paulo foi o palco escolhido para a entrega dos prêmios aos vencedores do Colunistas Brasil 2014, que aconteceu na noite desta terça-feira (14). A AlmapBBDO foi eleita a Agência de Comunicação do Ano. A empresa levou oito troféus e conquistou 87 pontos no total. O júri da competição se reuniu no último dia 31 de janeiro, em São Paulo, e avaliou todos os trabalhos que receberam medalhas de ouro nas oito etapas regionais da premiação nas áreas Digital, Design, Promo, Marketing Direto, Mídia Impressa, Mídia Exterior, Mídias Integradas, Filme, Rádio, Inovação, Técnica e Mídia.
Em seu discurso, o diretor-presidente da Editora Referência, Armando Ferrentini, falou sobre a importância do prêmio para o mercado. “O Prêmio Colunistas é o principal da publicidade brasileira. Ele é um dos responsáveis por contar a história da nossa propaganda”, disse.
Ferrentini também lembrou a primeira vez em que esteve no Festival de Cannes e contou sobre a evolução da propaganda do Brasil. “Estive em 1971 em Cannes pela primeira vez e lembro que os filmes brasileiros foram vaiados e, hoje, o mundo nos reconhece como uma das principais propagandas do mundo”, destacou.
Além da AlmapBBDO, outras quatro agências aparecem entre as mais premiadas do Colunistas Brasil 2014. A NBS conquistou cinco prêmios e 48 pontos, a Ogilvy ganhou três prêmios (44 pontos), a J.Walter Thompson ficou com seis prêmios (43 pontos) e a Dim&Canzian levou dois prêmios (24 pontos). O júri concede apenas medalhas de ouro e Grands Prix. Um total de 33 empresas foram premiadas com 45 medalhas de ouro e 11 Grands Prix.
Sergio Amado, presidente do Grupo Ogilvy no Brasil, foi eleito o Publicitário do Ano; e André Lima, sócio e vice-presidente de criação da NBS, ficou com o GP de Profissional do Ano. A Volkswagen foi escolhida Anunciante do Ano e o case “Últimos desejos da Kombi”, criado pela AlmapBBDO para a montadora, conquistou o GP de Mídias Integradas.
O prêmio de Veículo de Mídia Impressa do ano ficou com a revista Veja. A Rede Globo de Televisão levou o GP de Veículo Eletrônico do Ano. A JCDecaux conquistou o GP de Veículo de Mídia Exterior do Ano. A AlmapBBDO também levou os GPs de Mídia Exterior, com o case “Painel de avaliação instantânea”, criado para a Audi do Brasil; e o de Mídia Impressa, com a série de anúncios “Cafiaspirina”, para a Bayer.
A Leo Burnett Tailor Made conquistou o GP de Digital, com “Enterro do Bentley”, para a ABTO (Associação Brasileira de Transplante de Órgãos). A NBS ficou com o GP de Filme, concedido à “Campanha Cabeças”, para o site bomnegócio.com. A JWT ficou com GP de Design, com “Bíblia do Churrasco”, para Tramontina. Em Promo, o GP de trabalho ficou com o case “Tatuadores contra o câncer de pele”, da Ogilvy, para Sol de Janeiro. A Ogilvy também ficou com o GP de Agência de Marketing Promocional do Ano. Ainda em Promo, o júri escolheu O Boticário como o Cliente de Promoção do Ano. O júri do Colunistas Brasil 2014 contou com a participação de 32 profissionais nas votações online e presencial.