A WMcCann terá um novo presidente a partir de 1º de julho deste ano. André França, atual VP de Dados e Mídia, assumirá o comanda da agência. Hugo Rodrigues, por sua vez, ocupará a cadeira de Executive Chairman.

Em um comunicado interno, Rodrigues anunciou a mudança aos funcionários da WMcCann.

“A partir da minha nova função, passarei a focar no posicionamento da agência para os próximos ciclos, interpretando tendências mundiais e locais, ajudando a traduzir os anseios dos nossos clientes em medidas que nos mantenham como uma empresa inquieta, atenta e inovadora, através de uma agenda que contemple o desenvolvimento humano, de uma cultura disruptiva e adaptável à velocidade das mudanças que estamos vivendo”, disse no documento.

Na WMcCann desde 2015, França começou como diretor de mídia de Latam e Mastercard, sendo que em 2017, após a chegada de Hugo Rodrigues, foi promovido a VP de Mídia.

Com 25 anos de experiência, iniciou sua carreira na Loducca atendendo HSBC, Sabesp e Coca-Cola. Esteve do lado do cliente como gerente de comunicação da Nestlé por oito anos, onde se responsabilizou por planejamento, mídia, eventos, promoção, embalagem e área digital. Na LOV, ex-Loducca Virtual, atuou como COO atendendo contas como ELO, Toyota e Sony. É formado em eletrônica pela Escola Técnica Federal de São Paulo, graduado em Comunicação Social pela ESPM e pós-graduado no CEAG da FGV-SP. Neste ano, França será jurado de Cannes.

André França e Hugo Rodrigues: mudanças no comando da WMcCann a partir de julho (Divulgação)

Leia abaixo o comunicado na íntegra:

Olá. Bom dia.

Antes de qualquer coisa, eu espero que você, seus familiares e amigos estejam bem. E que cada um em sua crença possa seguir pedindo por aqueles que estão precisando neste momento. 

Quero dividir um acontecimento muito importante com você. Me sinto orgulhoso em anunciar que a partir de 1º de julho de 2021, André França, nosso atual Vice-Presidente de Dados e Mídia, passará a ser o novo Presidente da WMcCann, e eu migrarei para a cadeira de Executive Chairman.

A partir da minha nova função, passarei a focar no posicionamento da agência para os próximos ciclos, interpretando tendências mundiais e locais, ajudando a traduzir os anseios dos nossos clientes em medidas que nos mantenham como uma empresa inquieta, atenta e inovadora, através de uma agenda que contemple o desenvolvimento humano, de uma cultura disruptiva e adaptável à velocidade das mudanças que estamos vivendo.

Vou seguir acompanhando o André em sua gestão, lado a lado com o nosso time de liderança da agência – Renata Bokel (CSO), Vitor Lieff (CFO), Kevin Zung (COO), Letícia Costa (Diretora-executiva de Operações), Marcio Borges (Diretor-geral do RJ), Tato Bono (VP de Produção), Alexandre Morais (Diretor-geral de BSB) e Paula Molina (Diretora de RH).

Que honra e privilégio ter sido convidado pelo Grupo IPG, para suceder ninguém menos que Washington Olivetto, e ser CEO da agência nos últimos 3 anos e meio, ao lado de pessoas corajosas, generosas e apaixonadas, como você. Juntos, nós aumentamos a diversidade do nosso time, criamos uma cultura de desenvolvimento profissional contínuo, e lutamos pelos nossos clientes como se lutássemos por nós mesmos, afinal nosso melhor resultado é o resultado dos nossos clientes. Como consequência, chegamos a ganhar 11 novas contas em apenas 9 meses, saltamos do 15º para o 3º lugar no ranking das mais importantes agências do país, fomos indicados ao prêmio de Agência do Ano no Caboré, conquistamos o 1º Leão de Prata, o 1º Profissionais do Ano, e distribuímos o 1º Décimo Quarto Salário para todos, na história da McCann no Brasil. E mesmo enfrentando um 2020 extremamente desafiador com o início da pandemia, recebemos com muita alegria a notícia de que somos a agência número 1 do País.

Nessa trajetória, um dos meus maiores desejos sempre foi ajudar na formação de novos líderes. No final de 2019, ainda antes da pandemia, senti que estava me aproximando do momento certo dessa evolução de liderança. Junto com o board global da McCann, com o nosso Presidente da América Latina, Fernando Fascioli, e com todo o apoio do board local, iniciamos o processo de busca pelo meu sucessor durante o ano passado, sabendo que isso leva tempo e requer um envolvimento cuidadoso com potenciais candidatos interna e externamente.

Sempre digo que temos que ter pessoas melhores do que nós trabalhando com a gente, e desde o 1º dia que cheguei à agência, aprendi demais com o André França. Sua experiência multidisciplinar, inteligência digital, rapidez nas decisões, profissionalismo e caráter, somados a dedicação aos clientes, encantaram e encantam a todos que o conhecem e, claro, a todos que o entrevistaram para a posição.

Com mais de 25 anos de experiência, André iniciou sua carreira na Loducca. No ano 2000, foi um dos fundadores da LOV (Loducca Virtual), uma das primeiras agências 100% digitais do Brasil. Um dia decidiu que queria entender as marcas pela visão e pelo lado do cliente, e aceitou o convite para ser gerente de comunicação da Nestlé, onde ficou por oito anos. Mas o bichinho da tecnologia tinha pego ele, e André voltou para a LOV como COO. Chegou na WMcCann há 6 anos, para desenvolver a área de e-commerce e digital da LATAM. Em 2017, quando eu cheguei à agência, tive o prazer de promovê-lo a Vice-Presidente de Mídia e Dados.

André tem sido um parceiro estratégico fundamental nesse momento tão camaleônico do mundo, onde dados, tecnologia e pandemia geram mudanças de comportamentos bruscas. O mercado não para de mudar e caminha a cada segundo para área de tecnologia e mensuração. E temos um craque nessa área. Sua liderança foi imprescindível para as conquistas das contas de Grupo Petrópolis, Centrum, Banco do Brasil e BNDES, para os Labs de Thrive (Nestlé) e QLab (Seara), e os núcleos de performance do BB e GM. Não à toa foi um dos 3 indicados ao Prêmio Caboré. E será jurado da próxima edição de Cannes.

Convido vocês a se juntarem a mim para parabenizar o André por essa nova e importantíssima função. Trabalharei em estreita colaboração com ele e com vocês, tendo a certeza de que juntos levaremos a WMcCann e, principalmente, os resultados dos nossos clientes a patamares históricos hoje, amanhã e no futuro.

Muito obrigado.

Hugo