O Conselho Executivo das Normas-Padrão acaba de divulgar o balanço de investimentos em compra de mídia do ano de 2019. O apontamento Cenp-Meios mostra que o segmento recebeu R$ 17,5 bilhões no ano passado. A análise, entretanto, traz um número maior de agências do que no balanço de 2018: agora, 226 revelaram seus investimentos, contra 76 do passado.
O topo dos investimentos segue com a TV Aberta com 52.8% (R$ 9,2 bi). Na sequência, a Internet surge com 21.2% dos investimentos (R$ 3,7 bi).
Vale ressaltar, porém, que o meio internet é dividido. Sendo assim, o maior investimento ficou em Display e Outros (55.1%), seguido de Social ( 23.6%), Busca (11.5%), Vídeo (9.5%) e áudio 0.3%.
Voltando aos meios gerais, OOH aparece na terceira posição dos investimentos com 10.5% (R$ 1,8 bi) e TV por assinatura surge na sequência com 6.9% (R$ 1,2 bi).
Já os meios Rádio, Jornal e Revista aparecem com 4.4%, 2.7% e 1.0% do bolo, respectivamente. O meio Cinema obteve 0,4% dos investimentos.
Confira os valores completos:
MEIO | Valor Faturado | Share (%) |
CINEMA | R$ 70.117,00 | 0.4% |
INTERNET | R$ 3.726.596,00 | 21.2% |
JORNAL | R$ 473.161,00 | 2.7% |
OOH/MÍDIA EXTERIOR | R$ 1.841.087,00 | 10.5% |
RÁDIO | R$ 776.934,00 | 4.4% |
REVISTA | R$ 169.376,00 | 1.0% |
TELEVISÃO ABERTA | R$ 9.268.078,00 | 52.8% |
TELEVISÃO POR ASSINATURA⁵ | R$ 1.216.790,00 | 6.9% |
Total | R$ 17.542.138 |