As promoções continuam sendo grande incentivadoras da decisão de compra da maioria das pessoas. Mas, sozinhas, já não são o suficiente para se criar uma relação mais poderosa com as marcas. Por isso, os anunciantes devem atender ao fato e promover ações que usem a experiência como fio condutor de suas estratégias. 

Essa é uma das conclusões do levantamento “Promoção em 2020, Entendendo o Cenário, Mapeando as Tendências”, que acaba de ser divulgado pela Casa 96.  “As marcas assumem um papel mais importante na vida dos consumidores, pois confortam, influenciam positivamente, além de ajudarem na construção de um vínculo relevante e duradouro com as pessoas”, afirma o sócio-diretor da agência, Caio de Carvalho.

Nesse sentido, as empresas precisam usar as ferramentas promocionais como aliadas do planejamento e da construção de posicionamento. “Muitas já fazem isso, mas a grande maioria ainda enxerga as promoções como ferramentas táticas. Frequência é de extrema importância também. Não adianta fazer uma promoção vez ou outra. Temos que fazer com que os consumidores esperem sempre pela próxima, aumentando o grau de relacionamento, experiência e fidelidade com as marcas”, analisa Denise de Cássia, sócia-diretora da Casa 96.

A expectativa do mercado é de bater recordes de promoções autorizadas em 2020. O estudo, que resulta de mais de 10 pesquisas com até 30 mil respondentes de todo o Brasil, traz dados que atestam o crescimento anual no número de promoções. Foram mais de R$ 500 milhões em prêmios gerados em 2018, um aumento de 40% em relação aos dados de 2017. Ainda segundo o levantamento, em 2019, houve aumento de 20% de autorizações em 2019 comparando com 2018, com 6.300 promoções aprovadas. 

“Tradicionalmente, o volume de promoções aumenta no mercado em anos de Copa do Mundo, mas 2019 se tornou o primeiro ano de recordes de promoções sem o evento esportivo. Estudamos esta evolução e combinamos com a leitura do momento econômico que o país vive para acreditar que, em 2020, principalmente no segundo semestre, haverá uma melhora nos números”, avalia Denise.

Denise de Cássia e Caio de Carvalho: um dos grandes destaques no setor de promoções será o uso de tecnologias e apps como WhatsApp

Tecnologia

Para ela, além do planejamento, um dos grandes destaques no setor será o uso de tecnologias e aplicativos. O WhatsApp, por exemplo, deve assumir um papel mais importante para as promoções e se consolidar como ferramenta importante para as ações. “Ele facilita a participação, pois é rápido, está sempre à mão e estabelece uma conversa mais próxima com os consumidores. Considerando que o WhatsApp Business possui pouco mais de um ano, acredito que ele ainda tem que evoluir em formatos, mas, por enquanto, não enxergo um outro meio tão poderoso quanto este”, afirma. Um contraponto, diz, é o chatbot do Facebook, onde as ações não decolaram como esperado.

Agora, prevê Denise, o próximo passo do WhatsApp será inserir a leitura do QR Code nas notas como fator obrigatório para facilitar a participação. “Vamos ver o que a tecnologia nos traz em um futuro próximo”, resume.

O estudo da Casa 96 identificou algumas tendências interessantes no comportamento do consumidor que devem ser levada em conta nas estratégias das marcas. Por exemplo: 55% compram mais produtos do que tinham planejado para participarem de promoções e 81% trocam de marca para se engajarem nelas. As mudanças foram importantes para a escolha das melhores mecânicas promocionais. Os sorteios com grandes premiações instantâneas, muito usados em 2017, tem compartilhado espaço com as mecânicas com experiência inserida, que são tendência para 2020.

Já sobre a característica dos prêmios, a preferência nacional deve continuar pelos prêmios de menor valor, com mais chances de ganhar. Em 2019, a preferência por esta modalidade chegou a 70%, contra 30% que querem os prêmios maiores. Casas, carros e valores em dinheiro ainda estão entre as premiações mais desejadas. Se o prêmio não estiver ligado às principais necessidades – casa, carro, dinheiro – deve surpreender, ser inusitado ou estar relacionado ao estilo de vida, diz o estudo. Mais recentemente, as premiações com viagens também têm conquistado os consumidores.

A Casa 96 aponta ainda que marcas que mostram preocupações sociais e propósitos relevantes também passam a ter maior conexão com seus públicos. São 74% os consumidores que disseram que a chance de participar de promoções aumenta quando houver um propósito sustentável ou de ajuda ao próximo.