A montadora francesa Renault recorreu a fortes personagens para a publicidade do modelo Kwid, o mais popular do seu portfólio de produtos. Desta vez foi com o elenco do desenho animado ‘Caverna do Dragão’ para apresentar a linha Outsider do mini SUV.

Os seis jovens – Eric, Sheila, Diana, Hank, Bobby e Presto – são presos nessa fantasia inspirada em um RPG homônimo, mas conseguem sair por meio da nova linha do carro da Renault, com precisa ajudinha do Mestre dos Magos. Finalmente conseguem voltar para o parque de diversões onde tudo teve início. O roteiro traz uma surpresinha: o Vingador que perturbou a vida do sexteto também chega ao parquinho. A voz do Vingador foi feita pelo ator Orlando Drumond mesmo com seus 99 anos. Conhecido pelo personagem Seu Peru, da Escolinha do Professor Raimundo, ele fez a dublagem original do personagem na série exibida no Brasil. 

A equipe de criação da DPZ&T, liderada pelo vice-presidente Rafael Urenha, materializou o 28º episódio da série que bateu recorde de audiência quando lançada como atração do “Xou da Xuxa” na grade da Rede Globo a partir de 1986. O comercial produzido pela Saigon Filmes, com direção de Vellas, utiliza esse pequeno detalhe na direção de arte: o veículo usado no retorno à vida real dos personagens tem a placa KWD 0028. Muito sutil! A parte de áudio foi conduzida pela produtora Quiet City Music + Sound no seu estúdio em Nova York, nos Estados Unidos.

Alê Oliveira

Quando apresentou o Kwid no Brasil em 2017, o personagem Hulk sai em busca de um satélite que ameaçava a integridade de uma área da região central de São Paulo, mais precisamente o atual Farol Santander. Mas o SUV compacto da Renault segue o incrível super-herói esverdeado e nesse trajeto são exibidos os features do veículo, entre os quais a facilidade em ultrapassar buracos, segurança, dirigibilidade e GPS por meio do mote “Encare tudo com o Renault Kwid, o SUV dos compactos”.

É uma produção de grande porte com locações a 300 Km de Salta, na Cordilheira dos Andes da Argentina, que tem ambientação similar à da saga “Caverna do Dragão”. Eduardo Simon, CEO da DPZ&T, lembra que a série ganhou projeção global devido ao seu sucesso no mercado brasileiro. “Aproveitamos esse detalhe para conversar com o público-alvo que vai dos 18 aos 35 anos”, disse o executivo. “Cerca de 30 anos depois conseguimos desenvolver um roteiro adequado ao projeto. Buscamos as idiossincrasias da série para produzir um filme e todas as peças da campanha com paixão, emoção e completamente fora da curva. E seguindo a linha que a montadora tinha delineado com a Marvel no lançamento de Kwid.”, afirmou Urenha. “É a maior campanha da Renault no Brasil”, destacou Federico Goyret, diretor de marketing da Renault Brasil.

Os primeiros spoilers da campanha começaram justamente em Salta. Turistas que exploravam a região fizeram fotos e filmetes do set de gravação. Os posts especulavam até sobre um possível retorno do seriado ou até mesmo da produção de um longa-metragem. Quem sabe agora?

O barulho que antecedeu a apresentação do comercial foi grande. Cartazes no formato dos usados em lançamentos cinematográficos foram espalhados em vários pontos de São Paulo e de outras cidades chaves que integram a área de influência comercial da Renault. Posteriormente foi lançado um filme teaser de 45 segundos de duração.

Simon explica que o filme “Outsider” será apresentado em um dos breaks do Jornal Nacional desta quinta-feira com um minuto e 45 segundos, mesma tempo do flight para o meio cinema. Também foram produzidos oito filmes para detalhar as características do Kwid. Por exemplo: o baixinho Mestre dos Magos tem dificuldade para descer do carro, para mostrar que tem altura de um SUV.

Veja o vídeo: