Maratona do Rio de Janeiro é organizada pela Dream Factory desde 2008 (Divulgação)

Os principais eventos realizados nos últimos 20 anos têm a marca da Dream Factory. Foi assim com Coca-Cola Vibezone, em 2003, e Speed Experience, dois anos depois. Na Jornada Mundial da Juventude lá estava a empresa do Grupo Dreamers novamente em ação nos preparativos do evento que culminou com a vinda do papa Francisco ao Brasil, em 2013.

Tem também o Fórum Mundial da Água, em 2018; e o Santander Preparadão, em 2020; sem contar a Árvore de Natal flutuante do Rio de Janeiro, desde 1995; a Maratona do Rio de Janeiro, desde 2008; e o Carnaval de Rua de São Paulo, desde 2015; além do Rio Montreux Jazz Festival, a ArtRio e o Rally dos Sertões – todos esses desde 2019.

Acabam de entrar no portfólio o encontro de criadores de conteúdo digital VidCon, que foi realizado pela primeira vez no Brasil em 2022. A empresa ainda vai produzir o Carnaval de Rua do Rio de Janeiro 2022, junto à Ambev, por mais um ano. O lineup ainda vem com os 30 anos do Rally dos Sertões e a edição especial Do Oiapoque ao Chuí, em comemoração aos 200 anos de independência do Brasil. Há ainda o ArtSampa, que ocorrerá em março na Oca, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo.

Duda Magalhães, presidente da Dream Factory: digital sempre combinado ao conteúdo ao vivo (Divulgação)

Da Dream Experience, área especializada em soluções customizadas, vieram ações para o lançamento das lojas físicas do Magalu no Rio de Janeiro, incluindo a reforma de ônibus do BRT, evento no Cristo Redentor e ações para a orla do verão carioca.

A Dream Factory ainda opera por meio das unidades Dream Loc, responsável pelas operações de logística e infraestrutura dos eventos; e Go Dream, plataforma de vendas de ingressos, bebidas e alimentos, que atua em parceria com a loyaltech de entretenimento Easy Live, também integrante do Grupo Dreamers, para a troca de pontos por benefícios a partir de um sistema de monetização proprietário.

“Daqui para frente, o digital estará sempre combinado ao conteúdo ao vivo, entregando experiências que se complementam”, comenta Duda Magalhães, presidente da Dream Factory, que espera crescer mais de 100% em faturamento no próximo ano. A agência ainda terá o desafio de recompor o time que foi impactado durante a pandemia da Covid-19.

Nas dificuldades impostas pela quarentena, o setor se uniu em torno de soluções criativas compartilhadas. A expansão da rede de Drive In para cinco capitais é um dos exemplos. “Quando adaptamos Sertões e ArtRio para serem realizados em 2020, vimos nossos produtos de outra forma. Aprendemos a criar e gerar novas experiências mesmo em cenários adversos”, acrescenta Duda.

Agência vai produzir o Carnaval de Rua do Rio de Janeiro 2022 junto à Ambev (Divulgação)

A recuperação vem no embalo de estratégias guiadas por dados em consonância com as regras estabelecidas pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGDP). “O consumidor é muito mais propenso a consentir o uso de seus dados quando se trata de sua paixão do que meramente quando está em uma ocasião comercial”, acredita Magalhães. As informações ajudam a entender preferências. “Em momentos diferentes, o consumidor pode gostar de corrida de rua, gastronomia, arte, off road, cerveja, jazz e até de bloco de rua durante o Carnaval”, exemplifica Magalhães.

Desde 2012, a Dream Factory busca compor um ecossistema de experiências ao vivo capaz de reproduzir o mosaico da cultura brasileira, suportado por verticais de dados, fidelidade, logística, licenciamento de produtos oficiais, operações de alimentos e bebidas, e produção de conteúdo.

Mas o presente para o aniversário de 20 anos da agência vai além. “Estamos investigando líderes temáticos em territórios como sustentabilidade, games, outros segmentos de música, blockchain, São João, gastronomia e cinema, entre outros”, antecipa Magalhães.

O executivo ainda sinaliza projetos de longo prazo no campo do futebol, embasados nas transformações previstas na nova lei do mandante, na lei Sociedade Anônima do Futebol (SAF) e na provável criação da liga do futebol brasileiro. A meta é trazer experiências de entretenimento e contribuir para a evolução das relações de patrocínio entre liga, clube e marcas.