Na guerra de números entre as principais holdings da publicidade mundial, o Interpublic, dono das redes FCB, McCann e MullenLowe, dentre outras, apresentou o maior crescimento de receitas no consolidado do ano de 2019.

A empresa teve alta de 3,3%, atingindo receitas de US$ 8,63 bilhões, alta de 3,3% (em valores orgânicos, sem considerar aquisições e variações cambiais), superior aos 2,8% do rival americano Omnicom (das redes BBDO, DDB e TBWA) e que a queda de 2,3% reportada pelos franceses do Publicis Groupe (Publicis, Leo Burnett e S&S).

Segundo o CEO Michael Roth, os segmentos onde a empresa teve melhor performance foram os de telecom, healthcare, varejo, finanças e alimentação. Para 2020, a previsão do Interpublic é crescer mais 3%.

“Nossos resultados demonstram a força de nossas ofertas integradas ao cliente e a qualidade de nossos profissionais, uma combinação que produz crescimento orgânico e margem de lucro durante o longo prazo. Estamos felizes com nossa melhora e a transformação em nosso mercado. Temos investido também em ferramentas e tecnologias em áreas como digital, data services, estratégia, criatividade e analytics.

Roth: “nunca perdemos de vista o cenário em evolução e as interrupções ocorridas no marketing, mídia e comunicações” Crédito: Divulgação

Se considerado apenas o resultado do quarto trimestre, o Interpublic cresceu 2,9%, com receita de US$ 2,43 bilhões. 

Alguns destaques individuais foram as operações de mídia Mediabrands e UM, a área de healthcare da FCB, a operação global da McCann e os novos negócios da MullenLowe. 

Roth fez observações sobre a importância de manter marcas de agências fortes mas, ao mesmo tempo, investir em novas formas de atuação. “Por algum tempo, vimos nosso papel fundamental de apoiar e nutrir marcas fortes de agências, para que elas pudessem continuar produzindo uma excelente publicidade para nossos clientes. Simultaneamente, nunca perdemos de vista o cenário em evolução e as interrupções ocorridas no marketing, mídia e comunicações. Para enfrentar esses desafios, investimos em áreas-chave para criar um grupo posicionado para o futuro. Isso inclui conhecimento digital incorporado em todo o portfólio, recursos avançados de mídia e dados e soluções de arquitetura aberta, o que nos ajudou a construir uma empresa voltada para o futuro “.