Roberto Rodrigues, diretor da nova área de Martech da Oliver: “Foco maior em tecnologia e consultoria para dar suporte às operações e alavancar os negócios” (Divulgação)

A britânica Oliver chegou ao Brasil em 2017 e em apenas um ano cresceu 185%. A despeito da crise provocada pela pandemia do novo coronavírus, contratou 253 pessoas, conquistou a conta da Bayer Agro, ampliou projetos criados para o Itaú Unibanco e expandiu a sua presença na Argentina com uma operação especialmente montada para atender a Microsoft.

A previsão é repetir a performance anual com uma expansão de 188% em 2020 ante o ano anterior. Nos próximos anos, a estratégia de expansão do negócio será guiada por uma atuação ainda mais orientada por inteligência artificial e ciências de dados.

“Busco enxergar uma oportunidade de negócio e usar o martech para alcançar objetivos. Esse é um dos caminhos que vou trabalhar na Oliver”, comenta Roberto Rodrigues, que acaba de ser contratado para liderar a nova área de Martech.

Com 20 anos de experiência na área de tecnologia, marketing digital e inteligência de dados, Rodrigues foi diretor de martech, inteligência artificial e consultoria da Jussi, especialista de sistemas financeiros do Banco Original e gerente de tecnologia da UBM Brazil. 

“A criação de uma diretoria de martech aprofunda nossa aposta nos dados como instrumento de inteligência criativa e de negócios. Colocamos a tecnologia ainda mais no centro do negócio e reforçamos nossa capacidade de entregar valor com campanhas mais eficazes e geração de insights de negócios para os clientes”, endossa Raffael Mastrocola, CEO da Oliver Latin America.

Segundo ele, o momento difícil instaurado pela pandemia da Covid-19 deixou ainda mais evidente a necessidade de uma rápida reação frente às mudanças. “Temos um modelo novo, colaborativo, muito mais próximo e com uma estrutura de custos adequada à nova realidade do mercado. Isso permite navegar melhor em tempos sombrios e ser mais estratégico para os clientes e, assim, crescer”, garante Mastrocola.

A expectativa da Oliver é  atuar nas operações dos clientes, analisar questões técnicas de integração de dados e análise de atribuições e estabelecer parcerias com ferramentas e softwares para implementar sistemas capazes de construir uma presença digital consistente para as empresas. 

Microsoft, Danone e Unilever estão entre os clientes que puxam o crescimento da Oliver na América Latina, região onde a agência apresenta os mais elevados índices de expansão.

Fundada em 2004 pelo inglês Simon Martin, a Oliver possui hoje 33 escritórios distribuídos em cinco continentes, além de 200 operações instaladas dentro de grandes empresas. A atuação no mercado de agências in-house culminou, no ano de 2019, na aquisição da Oliver pelo grupo You & Mr Jones, criado pelo empresário David Jones e avaliado em mais de US$ 1,3 bilhão.