A Mercedes-Benz escolheu o Publicis Groupe como rede global e agência digital. De 40 mercados, o acordo só não inclui China, Alemanha e Estados Unidos. Atualmente a marca trabalha com antoni na Alemanha e na Europa, Merkley + Partners nos Estados Unidos e BBDO China, e a “Publicis irá associar-se estreitamente” com elas. Os três países não entraram no processo de concorrência.

A Publicis criará em Berlim a nova agência Publicis Emil, para alinhar especificamente a marca e o conteúdo do produto com os desejos e os requisitos da empresa. Ainda está em definição qual será o melhor modelo em cada região, mas o grupo garante que não haverá conflito com os outros clientes automotivos que atende.

Como parte da transformação digital da marca, os processos estão sendo realinhados na comunicação e no marketing. Além da adaptação local das campanhas globais e regionais da Mercedes-Benz, o foco está em um olhar mais consistente em todo o mundo para a marca nas plataformas digitais e maior sinergia do conteúdo. 

Jens Thiemer, vice-presidente de marketing da Mercedes-Benz para carros de passeio, afirmou que a empresa está muito satisfeita por encontrar um novo parceiro promissor na Publicis. “A Mercedes-Benz é uma das maiores empresas do mundo que anuncia, e é  mais do que nunca um orçamento internacional altamente atraente. Nosso foco de cooperação com a nova agência é sobretudo no marketing e comunicação para impulsionar a transformação digital na Mercedes-Benz. Nossos critérios para isso são claros: melhor know-how digital, melhores sistemas, melhor criatividade, melhor consultoria, melhores condições”, disse.

O processo de seleção foi feito com apoio do The Observatory International, uma das principais empresas de consultoria do mundo no campo do marketing e da comunicação. A Mercedes estava com a BBDO Worldwide, responsável por adaptar as campanhas em cerca de 40 mercados desde 2007. O contrato se encerra em 30 de junho de 2018. “Nosso enorme agradecimento ao BBDO Worldwide e, em particular, a Andrew Robertson e Thilo Schotte pessoalmente por onze anos de cooperação extremamente bem sucedida, o que elevou o marketing internacional na Mercedes-Benz para novas alturas “, disse Thiemer.

Segundo fontes do PROPMARK, em comunicado interno, Arthur Sadoun, CEO do Publicis Groupe, disse que o acordo é o maior pitch da indústria nos últimos 18 meses e uma das conquistas mais significantes da agência. E a Publicis Emil, em Berlim, está sendo feita com talentos e capacidades da Publicis Communications, Publicis Media, Publicis.Sapient e Publicis One. 

A Publicis Emil será liderada por Justin Billingsley, CCO (Chief Operating Officer) do Publicis Communications. Ele será o líder global da conta. O modelo a ser implementado em cada região está sendo estudado. O Grupo iniciou a fase de transição e o escopo completo deve estar definido até  1º de julho de 2018. “Não poderíamos ter começado melhor para 2018 e estou ansioso para ver o que o resto do ano trará, com todos vocês”, diz Sadoun no comunicado.

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