Fontes afirmam que a agência Ogilvy PR deve fechar as portas no final deste mês de maio no Brasil. A companhia já começou a se reestruturar e avisar funcionários, clientes e parceiros. A operação deve ser absorvida pelo Grupo Ideal, que, assim como a Ogilvy, também pertence ao grupo WPP e é comandado por Eduardo Vieira e Ricardo Cesar.

Vale lembrar que em setembro de 2015, o grupo WPP comprou grande parte das ações da agência Ideal – tornando-se a empresa majoritária -, para tentar reforçar a marca de relações públicas, Hill+Knowlton Strategies, que, até então, tinha presença discreta no país.

Com a aquisição, criou-se o Grupo Ideal, holding que controla no Brasil as agências Ideal H+K Strategies e Ogilvy Public Relations, que já havia incorporado a ConceptPR, que também pertencia à Ideal. 

Em nota, a Ogilvy PR informa que a operação continua existindo e juntamente com o Grupo Ideal decidiram explorar novas sinergias. Confira abaixo.

“Não procede a informação. A Ogilvy PR continua existindo e operando para clientes nacionais e internacionais, sob a liderança da diretora executiva Juliana Valentim. Contudo, os grupos Ogilvy e Ideal, que fazem a administração conjunta da área de PR & Influência da Ogilvy desde 2015, decidiram explorar mais as sinergias entre si e fizeram ajustes na operação nas últimas semanas, incluindo a redução de parte do time e a transferência de clientes e funcionários para o Grupo Ideal”.

Já o sócio-fundador do Grupo Ideal, Eduardo Vieira, revela que o Grupo Ideal sempre fez a co-gestão da Ogilvy PR com o grupo Ogilvy. “Sempre foi uma administração conjunta. Então, agora, decidimos ampliar e aprimorar as sinergias entre as empresas. O Grupo Ideal passou a fazer a administração integral da Ogilvy PR. Não é uma absorção. A Ogilvy PR não vai ser descontinuada, ela continua sendo liderada pela diretora de operações, Juliana Valentim, e continua tendo grandes clientes como a Embratur. O que aconteceu é que pegamos alguns clientes e profissionais da agência e transferimos para a rede Hill+Knowlton”, diz.

A Hill+Knowlton possui duas operações no Brasil, a Ideal H+K Strategies e a 1927, ambas administradas pelo Grupo Ideal. “Essa reestruturação aconteceu por duas razões. Primeiro porque a WPP possui uma diretriz de simplificação das suas estruturas e, segundo, a pandemia, que obrigou todo mundo a ter uma gestão mais austera. Tivemos perda de contas importantes, redução de contratos e não escapamos da realidade que está acontecendo com todo mundo. Com isso, conservei com o Fernando Musa, CEO da Ogilvy Brasil, e decidimos tomar essa decisão. Foi uma decisão operacional. Tudo continua, mas em uma operação diferente”, comenta Vieira.

Questionado se a marca Ideal ou 1927 podem deixar de existir para que a Hill+Knowlton obtenha mais força no país, o executivo reforça que isso não vai acontecer. “A marca Ideal vai continuar a existir. O que vai acontecer é que faremos um reforço da marca Hill+Knowlton no Brasil. Não podemos falar sobre o destino da 1927, mas ela está envolvida em uma novidade que devemos apresentar em duas semanas”, finaliza.

Nota atualizada às 16h45.