Poucos dias após a saída de Martin Sorrell do cargo de CEO do grupo WPP, as holdings concorrentes Omnicom e Publicis divulgaram seus balanços financeiros e se esforçaram para transmitir ao mercado a mensagem de que estão se movimentando e se preparando para o futuro. No caso do Omnicom, a empresa apontou um lucro líquido no primeiro trimestre do ano um pouco superior ao do ano passado, atingindo US$ 264 milhões. Em termos de receita, a alta foi de 1,2%, alcançando US$ 3,6 bilhões (o índice muda para 2,4% se considerada a variação cambial e aquisições). Na América Latina, o avanço foi de 3,17%, acima da média internacional.
A empresa anunciou ainda a criação do Brand Consulting Group, que vai interligar as competências das agências de branding Hall & Partners, Interbrand, C Space, OurCreative, Siegel + Gale, Sterling Brands e Wolff Olins, sob a liderança do presidente Chuck Brymer. “Simplificamos a estrutura e oferta de serviços para garantir que as equipes de clientes sejam compostas pelos melhores talentos”, afirmou John Wren, CEO global do grupo, que é o segundo maior do mundo em termos de receita, atrás apenas para o WPP.
Já os franceses do Publicis Groupe anunciaram crescimento de receitas de 8% (ou 1,6%, se excluídos os efeitos de variação cambial e aquisições), atingindo US$ 2,8 bilhões nos primeiros três meses do ano. O CEO global Arthur Sadoun afirmou que o “velho modelo de holding está morto”. “As agências não podem esperar que o mundo mude e continuar trabalhando da mesma forma”. Ele diz estar conduzindo uma profunda transformação na forma como o Publicis está estruturado. “Nosso desafio é continuar a entregar resultados financeiros enquanto aceleramos nossa transformação”, afirmou, reconhecendo que o cenário do mercado segue complicado, mas comemorando conquistas de contas como McDonald´s, Southwest Airlines e Lionsgate.
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