Com o objetivo de evoluir e transcender o conceito de agência de negócios criativos, a Peppery volta todas as suas atenções para a sustentabilidade e quer promover as primeiras grandes transformações internamente. As mudanças começam pequenas, mas ganham ambições grandiosas pelas mãos do novo chief sustainability officer e sócio da agência, Beto Pires Ferreira. Para assumir a criação, Astério Segundo chega à agência como sócio e chief creative officer.
Ferreira já atuou como VP de sustentabilidade do Grupo ABC e, antes, como gerente de projetos sociais da Rede Globo e gerente de marketing da Fundação Roberto Marinho. É fundador e integrante de conselhos de instituições do terceiro setor, como Ação da Cidadania, Amigos da Unesco, Central Única das Favelas e AfroReggae.
A oportunidade de levar a sustentabilidade corporativa como estratégia de negócios para uma empresa de comunicação lhe pareceu única, em um cenário que caminha para a inviabilidade das empresas que não se conectarem com esta tendência. “O conceito de unique selling proposition evoluiu para unique selling purpose. Atualmente, disruptivo é reconhecer que o que vai valorizar, cada vez mais, uma empresa no futuro, é o seu posicionamento como empresa sustentável. Bons exemplos são Tesla, Patagonia e Ikea”, comenta.
Na Peppery, tudo começa com parcerias institucionais com ONU, Unesco, Cufa, Atados, Pé de Feijão e Universidade Zumbi dos Palmares, além de uma política de RH inovadora, a partir da consultoria Sofie Esteves. Estão sendo revistos planos de carreira e implementadas diversas ações focadas no bem-estar dos funcionários, como bike sharing, horta comunitária, licença paternidade de 20 dias, pet day, acompanhamento nutricional, assessoria esportiva e aulas de inglês com refugiados. São pelo menos 28 ações afirmativas que o executivo pretende implementar aos poucos, até chegar a voos mais altos, como a criação de um conselho de sustentabilidade com profissionais para discutir e criar projetos que envolvam a agência e seus clientes. “Essencialmente, o que passa a nos mover é uma atuação centrada no ser humano, tanto internamente como no desenvolvimento de projetos para os nossos clientes”, diz Bruno Bernardo, sócio-diretor executivo de planejamento da agência, que entrou na operação logo no início, a convite do CEO Guilherme Pierri, que a fundou em 2010.
Ambos têm um histórico de atuação em business inteligence e iniciaram a Peppery como uma parceira de outras agências de publicidade, passando a atuar com o modelo full a partir de 2014. Hoje a agência tem de 60 a 70 colaboradores e entre seus principais clientes estão Giraffa’s, Lindt, Frooty, Cachaça Leblon, Nadir Figueiredo, Engov e Coral.
“Quando você olha para o quadro geral das mudanças que estamos promovendo, estamos essencialmente falando de bem-estar, de um lugar que possibilite uma experiência de trabalho mais feliz. As pessoas que chegam hoje ao mercado estão mais preocupadas com o ambiente e a cultura. As novas gerações não pensam só no salário”, comenta Segundo. O criativo e fotógrafo chega à agência depois de dois anos na Heads, em São Paulo, e uma temporada no Vale do Silício, estudando inovação e empreendedorismo.
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