Alê Oliveira

Ir além da ideia criativa foi o que a executiva Luciana Bulau, responsável pelo marketing da marca Perdigão, do portfólio da holding BRF, priorizou na concorrência que definiu há cerca de três meses a DPZ&T como sua agência de publicidade. O objetivo central foi estabelecer uma relação mútua de confiança para que os complexos desdobramentos dos dados apurados pela agência e pelo anunciante gerassem insights e performance de negócios. Mas unindo extroversão e emoção. O mote mercadológico Comer junto traduz bem a intenção da agência e do anunciante de permear discussões típicas de uma família em torno de uma mesa repleta de guloseimas. Ou seja, que a hora da refeição não fosse, por assim dizer, commodity, obrigação e um momento individual. 

A campanha que está no ar contempla um comercial de um minuto, dois de 30 segundos e três de 15. O flight permanece no ar até o próximo mês de agosto. Em um dos comerciais, a família descobre que a filha está morando junto com o namorado, nada que interrompa o momento feliz; apenas uma boa gargalhada. O apresentador Luciano Huck foi escolhido para ser o âncora do projeto.

Ele entra na casa durante um almoço dominical e surpreende a todos com seu jeito peculiar, similar ao que faz no seu programa na TV Globo, onde costuma visitar famílias e fazer muitas perguntas. Não são atores profissionais que participam dos castings, mas pessoas comuns escolhidas por meio das redes sociais e de entrevistas feitas por uma equipe dedicada da DPZ&T em locais públicos com liga familiar.

O processo criativo foi liderado pelo vice-presidente de criação Rafael Urenha, com direção executiva de Carlos Schleder e direção criativa de Felipe Gall. A equipe também envolveu Gustavo “Guzera” Alves, Robson Oliveira, Rodrigo Mendonça e Giuliano Cesar. A produção foi conduzida pela O2 Filmes, com direção de cena de Alex Gabassi.

“Não houve um roteiro preestabelecido para materializar os comerciais dessa campanha. Tudo fluiu normalmente no set de gravação. Conhecíamos algumas histórias, mas o foco foi traduzir essa informalidade dos almoços em família para que a ação Comer junto tem sabor de Perdigão fosse verossímil. A refeição é um elo importante para unir pessoas e a Perdigão quer estar presente nesses momentos”, explicou Eduardo Simon, CEO da DPZ&T.

Alê Oliveira

Na avaliação da gerente de marketing Luciana Bulau, o planejamento realizado durante o processo seletivo facilitou a condução dos processos. O lab da Perdigão, em parceria com estrutura idêntica da DPZ&T, mais a consultoria de branding Alexandria visualizaram as oportunidades de comunicação.

“A agência nos passou uma pesquisa que mostra que 63% das interações familiares são em torno de uma refeição. A Perdigão entra com um portfólio completo de produtos, que podem compor uma feijoada, mas pode ter a linguicinha de tira gosto, mortadela, defumados, frango e lasanha, por exemplo. Na verdade, vendemos sabor, que é o que interessa em uma refeição. A Perdigão é a marca do coração há 85 anos. As nossas campanhas buscam manter lastro emocional. Esse é o território da marca. Com a linha de lasanhas também oferecemos praticidade para os consumidores. Buscamos a evolução da mesa cheia, porque o ato de comer junto traz contemporaneidade”, ponderou Luciana Bulau.

O envolvimento da agência e do anunciante já contempla a agenda de ações para 2020. Mas, antes, tem a data promocional de Natal, quando a estrela é o Chester, que já está com o planejamento adiantado. “Não é a principal campanha do ano, mas certamente tem uma grande importância. A ideia é permear Perdigão o ano todo”, disse Luciana. “Apesar de termos filmes em todas as épocas do calendário, não há a intenção de ficar se comunicando por flight de TV. Buscamos a verdade da marca com interações humanas”, finaliza Simon.