Aline Nakahara, Ester Pereira, Ingrid Martins e Larissa Costa criaram a campanha do Entre 2

A partir de segunda-feira (11), a Publicis Plural, plataforma de diversidade e inclusão da agência, abre as inscrições para a segunda edição do Entre, programa de capacitação e desenvolvimento de universitárias que almejam ser criativas. O intuito é avançar na promoção da equidade de gênero na área de criação.

O curso conta com o apoio institucional da ONU Mulheres e com o apoio técnico da Adobe e é encabeçado por Domênico Massareto, CCO da agência. “Um ano atrás, lançamos um piloto do Entre e estamos em um processo de aprimorar o curso para que ele seja cada vez mais uma porta de entrada para mulheres que não se viam num departamento de criação de uma grande agência vencerem essa barreira”, comenta.

Após a primeira edição do Entre, Aline Nakahara foi uma das contratadas como estagiária de arte/criação e diz que não esperava pela oportunidade. “Foi incrível. Atuo como estagiária de criação e é sem dúvida muito enriquecedor, aprendo todos os dias”, diz. Beatriz Vasconcelos, Ester Pereira, Ingrid Martins e Larissa Costa também fizeram parte do Entre 1 e agora compõem o time da Publicis.

Aline afirma ainda que a experiência a ajudou a entender melhor como é o mercado. “As aulas do Domenico me auxiliaram a compreender como funciona o processo criativo e também tivemos aulas de direção de arte e redação, que esclareceram bastante o papel de cada profissional e me fizeram ter mais certeza do que eu quero seguir”, diz.

Campanha

A nova campanha que divulga o Entre 2 foi criada pelas cinco participantes da primeira edição do curso. As veteranas do projeto se uniram a Marie Julie (diretora de criação), Domenico Massareto e Paula Ganem (diretora de comunicação corporativa) para a elaboração das peças. “Com reuniões diárias, criamos em conjunto e conseguimos atingir nosso objetivo”, aponta Aline Nakahara.

As peças trazem as profissionais entrando pela porta que está no logo do Entre e remetem a palavras que representam o espírito das mulheres que querem seguir uma carreira em uma área ainda identificada como um ambiente prioritariamente masculino: determinação, persistência, dedicação, coragem e realização.

Na segunda edição, o Entre vai selecionar 30 pessoas que se identifiquem como mulheres e que estejam cursando universidade de comunicação ou áreas correlatas na grande São Paulo para que participem de um curso gratuito de três meses na Publicis.

Para aquelas que querem participar do projeto, Aline dá algumas dicas. “Pesquisem referências, isso ajuda bastante na hora de criar e tentem saber mais sobre redação e direção de arte, assim fica mais fácil escolher qual área seguir”, diz.

As inscrições podem ser feitas pelo site da agência. Os nomes das alunas selecionadas serão revelados no dia 3 de abril. A seleção será realizada pela própria Publicis com orientação da gerente dos princípios de empoderamento feminino (WEP) da ONU Mulheres, Adriana Carvalho.

O programa terá ainda um olhar para a diversidade e para universidades além das que tradicionalmente compõem os quadros de grandes agências. As aulas começam no dia 13 de abril e vão até dia 17 de agosto, em sábados alternados.

FICHA TÉCNICA

 Anunciante: Publicis
Produto: Entre 2a edição – Capacitação e desenvolvimento de criativas
Agência: Publicis
Título: Palavras
CCO: Domenico Massareto
Executive Creative Director: Gustavo Victorino
Direção de criação: Marie Julie Gerbauld
Criação: Aline Nakahara, Beatriz Vasconcelos, Ester Pereira, Ingrid Martins e Larissa Costa
Produção: Renan Sales
Aprovação do cliente: Eduardo Lorenzi, Domênico Massareto e Paula Ganem